Na sequência dos projectos pilotos de compras electrónicas que têm vindo a ser desenvolvidos em vários Ministérios, realiza-se amanhã no Ministério das Finanças um leilão transversal, que junta quatro ministérios e a participação de 25 organismos. O produto a adquirir é papel, sendo orçamentado o valor de 700 mil euros.



Carlos Oliveira, coordenador da UMIC, entidade que assume a coordenação do Programa Nacional de Compras Electrónicas, espera que neste leilão se atinja uma poupança de 30 por cento, um valor estimado com base nos resultados de anteriores leilões realizados no âmbito dos projectos-piloto.



Considerando que o balanço dos projectos-piloto nos oito ministérios é muito positivo, Carlos Oliveira, que falava num seminário organizado em conjunto pela UMIC e a ANETIE, salientou a receptividade que existe na Administração Pública para este projecto, estando já na calha a generalização das compras electrónicas nos vários Ministérios.



O coordenador da UMIC avançou ainda que foram já obtidos ganhos de 3 milhões de euros através das compras electrónicas, sendo que estes projectos actuaram apenas sobre um por cento das compras dos vários Ministérios, estando limitados a artigos de economato como o papel. Na sequência da análise e identificação dos ganhos obtidos será feita a generalização dos processos de compras e Carlos Oliveira avisa que vão surgir Cadernos de Encargos com oportunidades para as empresas apresentarem as suas soluções.



Voltando a garantir que o Portal de Compras está pronto, Carlos Oliveira diz que até ao Verão será lançado um concurso de âmbito mais vasto para suporte de concursos electrónicos, e que neste momento foram já adjudicadas três ferramentas de apoio nesta área. Também os cadernos de encargos para seis novos projectos-piloto estão a ser ultimados e ainda nove outros de consolidação dos projectos em curso.



Nota de redacção: [2004-07-02 15:27:00] A notícia foi corrigida no número de ministérios envolvidos no leilão. Ao contrário do que havia sido referido ontem pela UMIC são quatro os ministérios envolvidos na negociação realizada hoje e não seis. Veja ainda a notícia publicada na sequência da conferência realizada durante este leilão: Leilões coordenados pela UMIC estendem-se à compra de combustíveis para a Administração Pública

Notícias Relacionadas:

2003-11-26 - Governo testa compras electrónicas nos Ministérios da Educação e Segurança Social e do Trabalho

2003-09-02 - UMIC assina protocolos para início dos projectos-piloto de compras electrónicas