Um estudo divulgado ontem pela IDC vem confirmar o crescimento de popularidade das redes Wi-Fi, acrescentando a informação de que o mercado em que estas ligações mais está a crescer é o doméstico e não o empresarial.

Segundo os dados da IDC, reproduzidos no estudo "Mobile Usage Patterns 2003" que abarcou uma amostra de 2500 indivíduos, 34 por cento dos entrevistados responderam que utilizam redes Wi-Fi em casa, enquanto apenas 27 admitiram usarem-nas no emprego para fins profissionais.

Para a consultora estes números podem, no entanto, vir a aumentar num futuro próximo devido à crescente dependência dos trabalhadores de formas de comunicação electrónica e à inevitável percepção dos utilizadores em relação aos ganhos a nível da produtividade que as redes Wi-Fi proporcionam.

Outras conclusões relevantes do estudo apontam, entre outros, para o facto dos hot spots - locais em que os utilizadores efectuar ligações sem fios dos seus portáteis à Internet - individuais estão a popularizar-se à medida que as pessoas partilham as suas ligações com amigos e familiares.

O interesse do público por hot spots mantém-se assim elevado embora as suas expectativas em termos de preço e forma de pagamento seja pouco homogénea. Segundo o mesmo relatório as localizações destas redes mais frequentadas continuam a ser zonas de trânsito, como aeroportos e hotéis, e espaços públicos, como os coffee shops. No que diz respeito às plataformas de acesso às redes Wi-Fi o laptop continua a ser o preferido dos utilizadores.

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