No âmbito da linha de financiamento de inclusão digital estão a ser avaliadas pela equipa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento um total de 146 pré-candidaturas que envolvem mais de 100 organizações. Segundo a agência, a adesão das entidades a este projecto superou as expectativas mais optimistas.

As candidaturas foram recebidas entre 5 de Novembro de 2004 e 31 de Janeiro de 2005, sendo o montante total solicitado pelas candidaturas acima dos 13 milhões de euros, mais do que duplicando as verbas disponíveis no valor de 5 milhões de euros. Até final de Fevereiro a equipa da ACESSO vai seleccionar as candidaturas que se enquadram nos objectivos propostos, enviando-as então a equipa do POS-Conhecimento para que se proceda à formalização da candidatura.

De acordo com o explicado por Jorge Fernandes, coordenador do Programa ACESSO, em comunicado, esta linha de financiamento irá pretende contribuir, de forma irreversível, para marcar a importância do acesso à informação digital a web por parte das pessoas com deficiência e das pessoas idosas.

“A linha de financiamento vai induzir qualidade e preparar os serviços de apoio, os processos de atribuição de ajudas técnicas e a concepção de conteúdos digitais, para a Era do Conhecimento.para apoio aos cidadãos com necessidades especiais, mostrando as virtualidades da informação digitalizada, muito mais fácil de tratar”, adianta ainda o mesmo responsável.

Notícias Relacionadas:
2003-11-03 - UMIC disponibiliza kit Acesso/UMIC para programadores