Já foram identificados cerca de 200 casos, mas podem ser mais os portugueses lesados por uma empresa online que prometia elevado retorno, em troca de algum investimento. A empresa, com morada na Suíça, operava apenas na Internet e desapareceu rapidamente sem deixar rasto, levando consigo alguns milhões investidos por portugueses. Entre os lesados portugueses já identificados, os prejuízos ultrapassam mais de milhão de euros.

A empresa operava através de um nome conhecido no mercado, Forex, e anunciava-se em fóruns de investimento com promessas de juros mensais de 36 por cento, comissões apelativas pela angariação de novos investidores e uma central de suporte exclusiva para Portugal.

Quem acedesse à proposta desta empresa ligada ao câmbio de divisas assistia a sessões de esclarecimento online. Depois disso fazia depósitos em contas indicadas via Internet ou telefone e através do backoffice via os seus rendimentos a crescer, como explica a edição de hoje do i, que relata informações já dadas a conhecer às autoridades.

Uma empresária lesada pelo esquema, referida pelo diário, fala em informação que passava entre amigos para explicar como entrou no negócio para perder 26 mil euros.