Assinala-se esta quinta-feira um ano desde o lançamento da renovação automática do Cartão de Cidadão, serviço que durante este período de tempo teve a adesão de mais de um milhão de portugueses.
No último ano o método de renovação permitiu, de acordo com os dados divulgados pelo IRN, dispensar dois milhões de atendimentos presenciais, entre pedidos e entregas, poupando aos cidadãos mais de 2,6 milhões de horas em deslocações, esperas e atendimentos.
Ao longo do período de tempo analisado, foram enviadas perto de 1,5 milhões de cartas PIN automáticas, tanto para cartões de cidadão válidos, mas a caducar em 60 dias, como para todos os cidadãos elegíveis e com os seus cartões caducados desde janeiro de 2020. O número de renovações corresponde a uma taxa de adesão de 70%.
Entre maio de 2021 e abril de 2022, os serviços do IRN dizem ter recebido mais de 2,5 milhões de pedidos de CC, dos quais 40% correspondem a renovações automáticas. Considerando toda a rede de balcões que disponibilizam serviços de renovação e entrega de cartões o número de pedidos sobe para três milhões.
Recorde-se que a opção está disponível para cidadãos maiores de 25 anos com dados biométricos atualizados e com morada em Portugal.
O processo inicia-se com o envio, pelos serviços do IRN e para a morada do cidadão, da carta com os códigos PIN do novo cartão e a referência Multibanco que permite pagar a taxa de renovação, 60 dias antes do fim da validade do documento. Caso o cidadão não necessite de alterar dados pode efetuar o pagamento e o novo cartão é enviado para a morada do seu titular por correio registado com entrega exclusiva ao próprio.
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