O Governo português estabeleceu mais um acordo com uma tecnológica para impulsionar a transformação digital do país. Desta vez, assinou um memorando de entendimento com a Amazon Web Services (AWS), a plataforma da Amazon de serviços de computação em cloud, lançando a iniciativa Mais Digital. Como objetivo pretende-se apoiar organizações governamentais, startups e pequenas empresas através de programas de educação e iniciativas de transformação digital.

O anúncio surge num comunicado da AWS, onde a empresa explica o objetivo da parceria. A iniciativa baseia-se nos três pilares da transição digital de Portugal já definidos pelo governo: capacitação e inclusão digital dos cidadãos, transformação digital do tecido empresarial e digitalização do Estado.

As 12 medidas prioritárias do Plano de Ação para a Transição Digital
As 12 medidas prioritárias do Plano de Ação para a Transição Digital
Ver artigo

De acordo com a empresa da Amazon, o projeto Mais Digital vai dar aos cidadãos portugueses e aos funcionários do setor público “acesso a formação em competências técnicas, incluindo laboratórios práticos e programas de certificação técnica”.

Para além disso, a AWS garante que vai ajudar a transformar a administração pública através da colaboração conjunta no desenvolvimento de aplicações na nuvem para utilização pelos cidadãos. “Reduzir custos, aumentar a inovação e gerar maior eficiência no atendimento aos cidadãos com projetos relacionados com smart cities e administração digital” é, por isso, um dos objetivos.

No setor privado, a iniciativa vai “proporcionar às startups e às pequenas empresas um maior acesso a serviços de tecnologia avançada e apoio através de programas de aceleração e incubação”, pode ler-se no comunicado.

Gerações futuras prontas para acelerarem inovação de Portugal

Em comunicado, o ministro de estado, da economia e da transição digital garante que o compromisso com a AWS “vai contribuir para desenvolver gerações futuras com as competências técnicas necessárias para apoiar o papel de Portugal numa economia global competitiva”. Mas Pedro Siza Vieira destaca também a importância desta parceria no que toca ao impulsionamento de novas startups, numa altura em que reforça que o país “está empenhado na transformação digital e em tornar-se um centro internacional de inovação na Europa".

O diretor do setor público europeu da AWS também se mostrou satisfeito com esta parceria. "Estamos entusiasmados por anunciar esta colaboração com o Governo de Portugal e esperamos continuar o nosso trabalho conjunto para acelerar o desenvolvimento digital do país e inovar em nome das empresas e cidadãos portugueses", afirmou Cameron Brooks.

Que programas inclui a iniciativa Mais Digital? O projeto AWS CloudStart é um deles, tendo como objetivo ajudar pequenos negócios a tirarem partido da tecnologia da nuvem AWS para acelerar o crescimento e estimular a economia da sua comunidade, através de organizações de desenvolvimento económico. Para isso, oferece formação, aconselhamento técnico e créditos promocionais para os apoiar nas suas jornadas de transformação digital.

O acordo com a AWS surge depois de o governo português ter estabelecido parcerias com outras gigantes tecnológicas como o Facebook, a Google e a Microsoft recentemente. Em setembro, foram anunciados seis novos programas para formação e transição digital, numa parceria entre o governo e a Google, e no final de novembro um novo acordo assinado com a Microsoft prevê a capacitação de pessoas, recursos humanos da AP e transformação do tecido empresarial.