No seguimento da iniciativa Empresa na Hora, o Governo lançou na passada sexta feira a Marca na Hora, o processo que permite às empresas registarem uma marca a partir de uma bolsa de nomes disponíveis. O processo anterior podia demorar até 16 meses e fica agora reduzido a poucos minutos, salientou Alberto Costa, ministro da Justiça, durante a apresentação da iniciativa.

Na bolsa de nomes deverão estar permanentemente disponíveis 200 marcas registáveis na hora, nas áreas de negócio mais representativas, refere informação do ministério da Justiça. O custo de aquisição de uma marca para uma classe de produtos ou serviços é de 221,87 euros, enquanto cada classe adicional custa 43,24 euros.

O novo serviço está para já disponível num período experimental em seis postos de atendimento, três em Lisboa, dois em Coimbra e um em Vila Nova de Gaia.

Entre as vantagens de poupança de tempo, custos e deslocações, o processo, que foi desenvolvido através de uma parceria entre os Ministério da Justiça e o Ministério da Economia, é também mais eficiente já que o nome da empresa passa a estar protegido num único momento, enquanto firma, enquanto marca e enquanto domínio.

O balanço do ano de funcionamento da iniciativa Empresa na Hora aponta para a poupança de 1,1 milhões de euros em encargos para os empresários e de 230 mil dias em deslocações e esperas. Do lado dos ganhos o Ministério da Justiça refere os mais de 19.500 postos de trabalho criados e os mais de 93 milhões de euros investidos.

De acordo com os últimos dados, apresentados aquando do lançamento da Marca na Hora, são hoje consituidas, em média, 50 empresas na Hora por dia, um número que corresponde a quase metade de todas as novas empresas criadas diariamente em Portugal.


Nota de Redacção: [11:15]
A notícia foi actualizada com mais dados.

Notícias Relacionadas:
2006-06-30 - Governo garante constituição de empresas totalmente online
2005-07-14 - Empresas tecnológicas beneficiadas no novo regime de constituição de sociedades

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.