Apenas 24% dos trabalhos em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são liderados por mulheres. Partindo desta premissa, a Mattel juntou-se à plataforma de jogos infantis, Tynker, e lançou a nova Barbie Engenheira Robótica.

A boneca vem com seis lições de programação grátis inspiradas em si e planeadas para ensinar lógica, resolução de problemas e programação por montagem de blocos. Cada lição oferece uma introdução à carreira, uma explicação de três conceitos de codificação, um quebra-cabeças, um projeto de codificação Do-It-Yourself e um questionário.

“Ao brincar com a Barbie Engenheira de Robótica estamos a dar às miúdas a possibilidade de alcançar uma nova plataforma no seu mundo imaginário e a ensinar-lhes habilidades importantes para o mundo real”, disse Lisa McKnight, General Manager e Senior Vice President da Barbie.

A nova versão da boneca faz parte da experiência de programação “Barbie You Can Be Anything” cuja missão é a de que as raparigas aprendam “sobre diferentes carreiras enquanto aprimoram as suas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas”, pode ler-se no site.

A Barbie Engenheira Robótica estará à venda em Portugal a partir de julho e vai custar cerca de 20 euros.