A ideia é simples: e se em vez de ter de colocar o cartão da caixa Multibanco usar uma aplicação do telemóvel para aceder aos vários menus e concretizar as operações? Depois das várias "adições" que a aplicação da SIBS tem recebido para transferir dinheiro, dividir contas e fazer pagamentos diretamente na aplicação, chega agora a possibilidade de usar o Multibanco sem o cartão bancário.

A funcionalidade "Utilizar Multibanco" ficou disponível hoje com a atualização da aplicação MB WAY para iOS e Android e é a mais recente adição a um leque de funcionalidades que a SIBS tem vindo a adicionar à sua app. Nem todas as caixas Multibanco estão já preparadas, como explica a SIBS, mas estarão até ao final do mês. As várias tentativas que fizemos aqui à volta da redação não tiveram sucesso.

Já era preciso levantar dinheiro no Multibanco, e até enviar um código para outra pessoa fazer levantamentos, mas ainda não era possível fazer outro tipo de operações nas caixas automáticas, como pagamentos.

Pedir uns trocos aos pais e amigos? Vai ser mais fácil com o MB WAY
Pedir uns trocos aos pais e amigos? Vai ser mais fácil com o MB WAY
Ver artigo

Para usar o serviço é preciso ir a uma caixa Multibanco, carregar na tecla verde e escolher a opção para ler o código QR (um código bidimensional)  com a ajuda da câmara. Depois tem de confirmar a atenticação no smartphone com o PIN ou outro sistema de autenticação que utilize, como touchID, impressão digital ou reconhecimento de rosto.

Depois disso o Multibanco é desbloqueado e já pode fazer as operações, como pagamento de serviços, carregamento de titulos de transporte ou carregamento de telemóveis.

Para já nem todas as caixas Multibanco permitem usar esta funcionalidade mas a SIBS diz que até ao fim do mês estará disponível em todas as 12 mil caixas instaladas na rede Multibanco.

Segundo os últimos números, a MB WAY tem mais de 1,25 milhões de utilizadores que fazem cerca de 3 milhões de operações por mês.

MB WAY alcança o primeiro milhão de utilizadores
Ver artigo

Atualmente a MB WAY já permite compras presenciais com NFC e QR Code, compras online com número de telemóvel, geração de cartões MB NET, enviar dinheiro, pedir dinheiro ou dividir a conta e, ainda o levantamentos de dinheiro sem cartão.

Recentemente a aplicação esteve debaixo de críticas pelo anúncio de que alguns bancos iam começar a cobrar pelas transações no MB WAY, mas a SIBS confirmou que isso será uma decisão de cada banco.

Nota da redação: a notícia foi atualizada com mais informação.