Apesar da crise dos componentes que o mundo enfrenta, as fabricantes de computadores continuam a registar crescimento devido à grande procura. Segundo dados da IDC, 2021 registou um aumento muito significativo na distribuição de PCs, que incluem os desktops, os portáteis e as workstations. Durante o quatro trimestre de 2021 foram expedidos 92,7 milhões de unidades que representa 1% de crescimento face ao período homólogo de 2020.

O crescimento na época natalícia pode ser mínimo, devido à falta de oferta para a procura registada, mas olhando para a totalidade de 2021 o mercado deu um salto impressionante, sendo o maior desde 2012. Foram distribuídos 348,8 milhões de unidades durante todo o ano, num aumento de 14,8% face a 2020. “2021 foi o regresso à forma para o PC”, destaca Jitesh Ubrani da IDC. O especialista diz que as necessidades de computadores para o consumo e área educacional mantiveram-se fortes durante o quatro trimestre, mas restringido pela oferta.

E se não fossem os desafios logísticos, a falta de componentes que limitaram a oferta, a IDC acredita que o mercado de computadores teria registado valores ainda mais elevados do que aqueles que foram registados durante 2021. “Acabámos o ano com muitos consumidores ainda à espera dos computadores das suas encomendas”, salienta Tom Mainelli da IDC. Fazendo uma previsão para a primeira metade de 2022, a especialista espera a continuação de constrangimentos na entrega dos produtos, especialmente no segmento comercial, onde a procura tem sido mais elevada.

Veja na galeria as tabelas das vendas de computadores por marca em 2021

A Lenovo continua a liderar o mercado global, tendo distribuído 21,7 milhões de unidades no quarto trimestre de 2021 e 81,9 milhões durante 2021. A empresa caiu 3,3% durante o último trimestre do ano passado, mas no total cresceu 14,1%. Detém 23,5% de quota do mercado. A HP assume o segundo lugar de perto, com a distribuição de 74,1 milhões de unidade durante 2021, num crescimento de 9,3%. Mas tal com a Lenovo, na época natalícia caiu 3,2%. A HP tem uma quota de mercado de 21,2%.

A completar o pódio, a Dell distribuiu em 2021 59,3 milhões de unidades e registou um crescimento de 17,9% durante 2021. Ainda no Top 5 encontram-se a Apple em quarto lugar, que foi a que mais cresceu em 2021 em 22,1%, com 27,7 milhões de unidades distribuídas. E em quinto a Acer, com 23,9 milhões de unidades e um crescimento de 14%.