A Volkswagen Digital Solutions já é a segunda casa da MAN Truck & Bus, no que se refere aos desenvolvimento de projetos de inovação. Quase duas dezenas dos projetos digitais da marca de camiões do grupo Volkswagen - cerca de metade - são assegurados a partir de Portugal.

Os projetos para a MAN são desenvolvidos a partir de uma das três unidades de negócio da VWDS em Portugal: Core Operations + Development (CODE); Software Development Center:Lisbon (SDC) e MAN Digital Hub (MDH).

Esta última é aquela que neste momento integra um maior número de colaboradores e onde são construídos produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais. Aqui faz-se também o desenho e desenvolvimento de soluções tecnológicas e serviços digitais, para as diferentes áreas de negócio da MAN Truck & Bus.

Até final deste ano, o hub tecnológico Volkswagen Digital Solutions em Portugal quer chegar aos 500 trabalhadores. Cerca de 50 destas novas posições são para a tech unit MAN Digital Hub.

“Com cerca de metade dos projetos digitais da MAN a serem feitos em Portugal pela VWDS, a MDH é já considerada uma segunda localização da marca mãe na Alemanha”, garante a empresa, que divulgou detalhes sobre os projetos realizados a partir de Portugal, desenvolvidos sempre num modelo de colaboração, que elimina as distâncias físicas entre equipes locais e na Alemanha.

“Quando se decidiu criar a MAN Digital Hub em Lisboa, concordamos que apesar de estarmos a trabalhar numa localização diferente, iríamos trabalhar como uma só equipa”, explica Andre Wehner, CIO of MAN Truck & Bus. “Este mindset permitiu o crescimento da MDH, tornando-se referência e segunda localização, e pôs a marca MAN rapidamente no mapa da digitalização”, acrescenta.

A maioria dos projetos de inovação da MAN que passam por Portugal concentram-se na área de suporte e desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para os camiões e pesados da marca. Um dos exemplos mais conhecidos é o MAN NOW, um software e marketplace para frotas de camiões, mas existem vários outros (num total de 19), que podem consultar abaixo, em versão resumida e com descriação da marca.

Vehicle Data Platform

Plataforma que fornece todos os dados relativos aos veículos num único local, tornando-se fácil para os intervenientes analisá-los, obter conhecimentos e transformá-los em conhecimento a partir de comportamentos e inputs recebidos.

● MAN Perform

Ferramenta que fornece aos gestores de frota análises de veículos e cria avaliações comparáveis para os condutores. Dessa forma, podem identificar estilos de condução ineficientes e aumentar propositadamente o desempenho dos seus condutores.

● MAN ServiceCare

Fornece aos gestores de frota e às oficinas de assistência MAN uma visão geral contínua do estado de manutenção dos seus veículos.

● MAN Now

Permite a atualização de veículos da frota de clientes com software dotado de funcionalidades Over-the-Air. Os clientes podem atualizar o camião ou carrinha MAN com novas funções de software em pouco tempo, a qualquer hora, e em qualquer lugar.

SO4T

Plataforma cloud que garante segurança e conformidade nas atualizações de software para os veículos.

MAN eManager

Ferramenta para ajudar os gestores de frota a planear o mais eficientemente possível uma implementação MAN Lion's City E. Usando a aplicação, que fornece dados em tempo real, é possível controlar o carregamento da bateria e o ar condicionado do veículo ou de toda uma frota de autocarros eléctricos.

MAN Intelligence
Ferramenta para gerar transparência na descrição do produto da MAN New Truck Generation. O objetivo é partilhar informação e ajudar a elevar a qualidade dos dados, permitindo uma experiência mais rápida.

Service Now

Permite a implementação de uma variedade de módulos (Gestão de Serviços de TI,
Gestão de Ativos e de Projetos, e Gestão de Carteiras) permitindo uma melhor experiência
para empregados e utilizadores, e transformar a forma como o trabalho é feito.

IPaaS

Responsável por potenciar a integração e comunicação entre sistemas MAN através de uma abordagem liderada por API.

CCE

Plataforma de facilitadores de CI/CD e Cloud Enablers que garante capacitação e melhores
práticas para otimizar o desenvolvimento dentro da MAN e da cloud AWS.

Sales Man 

Otimiza o trabalho dos representantes de vendas, fornecendo-lhes uma plataforma
para gerir mais facilmente os processos de vendas no CRM Salesforce.

MSAE

Projetos de melhoria da atual postura de identidade e visibilidade da cloud para otimização continua e para assegurar sistemas de identidade em linha com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.

● Ops Analytics

Infraestrutura informática interna da MAN (Servidores, rede, VMs) registada e monitorizada por ferramentas específicas. O objetivo é ter uma deteção precoce dos problemas.

● Road Security

Equipa que permite às equipas MAN atingirem um nível mais elevado de segurança e proteção dos veículos.

● CC User Experience

Equipa DesignOps que integra e otimiza as melhores práticas de design no âmbito mais vasto da estratégia e processos empresariais da MAN.

SAP Basis

Equipa que trabalha em conjunto com as equipas em Munique na optimização da arquitetura atual e na definição de uma futura infraestrutura híbrida. Apoia grandes atualizações e migrações e fornece consultoria sobre projetos.

SAP Sales & Transport

Os produtos do Sistema de Gestão de Veículos e Pedidos de Transporte apoiam a MAN Truck&Bus através de soluções ERP SAP. O principal objetivo é fornecer valor comercial, desenvolvendo novas funcionalidades tendo em conta padrões de qualidade e inovação e o enfoque na simplificação do negócio.

SAP Fiori

Solução para executar aplicações SAP que permite desenvolver aplicações inovadoras e orientadas para tarefas que podem ser utilizadas em qualquer dispositivo e reimaginar completamente a forma como nos envolvemos e contribuímos para a estratégia de digitalização na MAN.

SAP CSMRP

Automatizou a gestão, comunicação e processamento de pedidos de garantia entre as oficinas, os sistemas dos concessionários e a sede da MAN.