Inserindo-se num processo de reorganização do seu negócio relevisivo, a Microsoft vai eliminar a sua divisão UltimateTV de televisão digital interactiva por satélite sediada em Silicon Valley, informou a Associated Press.



Essa decisão poderá levar ao despedimento de 168 funcionários da unidade, no caso de não conseguirem encontrar outro emprego na Microsoft num prazo de três meses. Citado pela agência de informação, um porta-voz da companhia, Erin Brewer, afirmou o serviço da UltimateTV continuará a ser fornecido e que dos 500 empregados da unidade, dois terços serão transferidos para outras divisões.



O serviço da UltimateTV combina as funcionalidades de navegação na Web através de um televisor da unidade Microsoft TV - para televisão digital - da empresa de Bill Gates com um serviço de gravador pessoal de vídeo digital que permite que os assinantes façam pausa numa emissão televisiva em directo e gravem programas numa set-top box que incorpora um disco rígido.



Este serviço, que foi lançado no ano passado após alguns atrasos, não conseguiu, no entanto, despertar muito interesse para além do universo de um milhão de clientes da MSN TV. Por outro lado, apenas funciona com o serviço de televisão por satélite da DirecTV.



Erin Brewer explicou que esta decisão assenta numa estratégia da Microsoft de desviar os seus recursos da concepção do hardware para set-top boxes para a área em que é especializada, ou seja, o software, assim como outros sectores em que a companhia ainda augura um forte potencial de mercado.



A parte de hardware da UltimateTV será transferida para a equipa de produção da Xbox, consola de jogos em que a gigante de software investiu bastante e pela qual tem grandes esperanças, especialmente depois do lançamento da máquina em Novembro, que correu melhor do que esperava.



No que diz respeito ao grupo de serviços da UltimateTV, será agregado à divisão de serviços da MSN TV, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de televisão interactiva Microsoft TV. Mas, segundo Brewer, a Microsoft vai continuar a colaborar com as fabricantes de produtos de electrónica de consumo RCA da Thomson Multimedia e a Sony, fabricantes das set-top boxes da UltimateTV.


Notícias Relacionadas:

2002-01-16 - Microsoft anuncia nova geração do programa Microsoft TV Developer

2001-12-04 - UPC poderá abandonar software da Microsoft para TV interactiva

2001-11-22 - Serviço interactivo da TV Cabo "descola" a partir de Janeiro

2000-12-05 - Octal desenvolve protótipo para a Microsoft

2000-09-07 - Microsoft inclui Digital TV no Windows