Já é comum encontrar assistentes automáticos nos websites de compras e serviços online. Os chamados chat bots respondem às dúvidas dos clientes, e estão cada vez mais inteligentes e eficazes. Estima-se que em 2020 os chat bots serão predominantes e cada vez mais autónomos nos serviços de suporte ao cliente.

A Microsoft acaba de adicionar ao seu portfólio tecnológico o estúdio de desenvolvimento XOXCO. A empresa foi responsável pela criação do Howdy, o primeiro bot disponível comercialmente para o Slack, que ajuda à marcação de encontros. Também produziu o Botkit, que disponibiliza ferramentas de desenvolvimento, utilizadas por milhares de produtores no HitHub, plataforma igualmente adquirida pela Microsoft recentemente.

Com este conjunto de aquisições recentes, a Microsoft pretende acelerar o desenvolvimento de inteligência artificial. Ainda que esteja na linha da frente para desenvolver diversos projetos chat bot com suporte de IA, a gigante de Redmond deseja criar conversações que sejam responsáveis, e para tal disponibilizou um guia de desenvolvimento.

A sua primeira preocupação está no design de bots que tenham o potencial de afetar as pessoas, como por exemplo, a ajuda no preenchimento de formulários de emprego, finanças ou mesmo de saúde, por exemplo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.