A Microsoft anunciou esta semana a aquisição da Flipgrid, uma rede social pedagógica que utiliza vídeos de curta duração para criar aulas colaborativas entre vários utilizadores. O site, que é responsabilidade de uma startup norte-americana, tem vindo a registar um crescimento gradual e consistente e foi já apelidado de Instagram/Snapchat das salas de aula.

tek flipgrid

Com um foco cada vez mais ampliado no segmento educativo, esta é uma compra que faz todo o sentido no portefólio da Microsoft. A gigante está a tentar dominar o mercado, que é atualmente liderado pela Google graças à popularidade do Chromebook como computador escolar. Recorde-se que em maio de 2017 a tecnológica de Redmond chegou mesmo a lançar uma versão do Windows 10 desenhada exclusivamente para a utilização em escolas, como forma de combater este domínio.

Microsoft terá chegado a acordo para a aquisição da GitHub
Microsoft terá chegado a acordo para a aquisição da GitHub
Ver artigo

"Ficámos muito entusiasmados quando constatámos o impacto que a Flipgrid teve no sector da aprendizagem social e ansiamos poder ajudá-los a suceder como parte da família Microsoft", comentou o vice-presidente Eran Megiddo, em comunicado. "Estamos comprometidos em promover o funcionamento destas plataformas nos ecossistemas da Microsoft, Google e de outras empresas parceiras que possam beneficiar estudantes e professores em qualquer parte do mundo", conclui.

Apesar de anunciar a compra, a empresa não adianta como vai integrar este produto nos seus serviços. É certo, no entanto, que a aplicação vai ser de utilização gratuita para escolas. Os utilizadores que compraram uma conta vão ser reembolsados.

A Microsoft tem já um conjunto de atualizações prontas a aplicar, mas vai esperar pela conferência educativa da Flipgrid, que se realiza no próximo mês de abril, para as revelar.

Os valores envolvidos no negócio não vão ser tornados públicos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.