A Microsoft anunciou esta semana a aquisição da Flipgrid, uma rede social pedagógica que utiliza vídeos de curta duração para criar aulas colaborativas entre vários utilizadores. O site, que é responsabilidade de uma startup norte-americana, tem vindo a registar um crescimento gradual e consistente e foi já apelidado de Instagram/Snapchat das salas de aula.

tek flipgrid

Com um foco cada vez mais ampliado no segmento educativo, esta é uma compra que faz todo o sentido no portefólio da Microsoft. A gigante está a tentar dominar o mercado, que é atualmente liderado pela Google graças à popularidade do Chromebook como computador escolar. Recorde-se que em maio de 2017 a tecnológica de Redmond chegou mesmo a lançar uma versão do Windows 10 desenhada exclusivamente para a utilização em escolas, como forma de combater este domínio.

Microsoft terá chegado a acordo para a aquisição da GitHub
Microsoft terá chegado a acordo para a aquisição da GitHub
Ver artigo

"Ficámos muito entusiasmados quando constatámos o impacto que a Flipgrid teve no sector da aprendizagem social e ansiamos poder ajudá-los a suceder como parte da família Microsoft", comentou o vice-presidente Eran Megiddo, em comunicado. "Estamos comprometidos em promover o funcionamento destas plataformas nos ecossistemas da Microsoft, Google e de outras empresas parceiras que possam beneficiar estudantes e professores em qualquer parte do mundo", conclui.

Apesar de anunciar a compra, a empresa não adianta como vai integrar este produto nos seus serviços. É certo, no entanto, que a aplicação vai ser de utilização gratuita para escolas. Os utilizadores que compraram uma conta vão ser reembolsados.

A Microsoft tem já um conjunto de atualizações prontas a aplicar, mas vai esperar pela conferência educativa da Flipgrid, que se realiza no próximo mês de abril, para as revelar.

Os valores envolvidos no negócio não vão ser tornados públicos.