Os tribunais norte americanos condenaram a Microsoft a pagar uma indemnização de 105,8 milhões de dólares, cerca de 77 milhões de euros, por violação de duas patentes pertencentes a uma empresa especializada em segurança nas comunicações.
De acordo com a decisão do tribunal do Texas, que ficou conhecida após um julgamento que se arrastou ao longo de uma semana, a gigante de Redmond terá usado indevidamente tecnologia para criação de redes privadas virtuais (VPN - Virtual Private Network) patenteada pela VirnetX.
Segundo a informação avançada pelo advogado da VirtnetX, o montante fixado resulta da violação de duas patentes, cujos danos foram avaliados em 71,75 milhões de dólares (52 milhões de euros) para uma, e 34 milhões de dólares (25 milhões de euros) para outra.
Em declaração oficial, um porta-voz da Microsoft afirma estar "desapontado" com a decisão judicial e diz que a empresa vai recorrer da sentença, alegando que as provas apresentadas mostram que a Microsoft não infringiu as patentes e que estas são inválidas.
De acordo com o seu representante legal, citado por vários meios de comunicação internacionais, a VirnetX está "muito feliz" com o veredicto da acção e espera que esta sirva para mostrar aos infractores de patentes que serão responsabilizados por usarem indevidamente e em proveito próprio o "trabalho árduo dos outros".
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários