Ferramentas como o Office, o OneDrive e o Skype vão passar a ser aplicações nativas em alguns dispositivos topo de gama da chinesa Lenovo que operem sobre a plataforma Android. De acordo com informações oficiais divulgadas pela Microsoft, a Lenovo planeia distribuir estes equipamentos ao longo dos próximos anos, embora não sejam avançadas datas concretas. A Microsoft também não adiantou detalhes acerca dos dispositivos envolvidos nesta parceria.

Além disso, a aliança abrange também um programa de partilha de patentes, que cobre tanto os dispositivos da Lenovo como os da marca Motorola, que passou para as mãos da tecnológica chinesa em 2014. Ao abrigo desta parceria, a Microsoft vai disponibilizar à Lenovo o acesso a algumas das suas patentes.

A Microsoft considera que a partilha de propriedade intelectual é o motor da inovação e uma fonte de crescimento da indústria tecnológica. No final de 2003, a gigante de Redmond deu início ao seu programa de licenciamento de propriedade intelectual e, desde então, já firmou mais de mil acordos de partilha de patentes.

Esta parceria, que procura enraizar as tecnologias da Microsoft em dispositivos com o sistema operativo Android, é anunciada poucos meses depois de a tecnológica de Redmond e a sua arqui-inimiga Google terem assinado um acordo de “cessação de hostilidades”. Como o TeK já tinha noticiado, este armistício levou a que as duas empresas abrissem mão de 18 processos judiciais relativos tanto a apropriações indevidas de tecnologias patenteadas como a práticas monopolistas.