A intenção de comprar a ZeniMax Media foi anunciada em setembro do ano passado e  representa uma das maiores compras da Microsoft desde a aquisição da Mojang em 2014. Na altura, a gigante tecnológica pagou 2,5 mil milhões de dólares pela produtora de Minecraft.

Agora a Microsoft tem o caminho livre para avançar com a fusão da empresa de gaming que produz as populares séries The Elder Scrolls, DOOM, Wolfenstein e Fallout e os estúdios Arkane e Bethesda, que se juntarão à Xbox Game Studios.

A aprovação do negócio pelo regulador europeu foi feita de forma discreta, num comunicado na área de concorrência à semelhança do que aconteceu com a norte americana Securities Exchange. Nenhuma das entidades apresenta qualquer oposição ao negócio nem obrigam a "remédios", considerando que não cria problemas de concorrência na área de hardware ou software.

A Microsoft já tinha confirmado que queria fechar o negócio no primeiro semestre de 2021 e que os jogos da Bethesda vão integrar o serviço de subscrição Game Pass nos próximos meses.

Este é provavelmente um dos maiores negócios do ano na área de gaming, mas há outras aquisições que estão a "enriquecer" os portfólios de serviços de subscrição, com a EA a comprar a Codemaster por 1,2 mil milhões de dólares e a Epic Games a investir na Tonic Games . Logo no início do ano a Nintendo tinha fechado a compra da Next Level Games, a empresa que desenvolveu a série Luigi´s Mansion.