A Microsoft acaba de anunciar que comprou a ZeniMax Media, a empresa-mãe da Bethesda Softworks, produtora de jogos como as populares séries The Elder Scrolls, DOOM, Wolfenstein e Fallout, por 7,5 mil milhões de dólares.

Com a aquisição, todos os estúdios de produção de videojogos da ZeniMax Media, desde a id Software, a Arkane Studios,  Roundhouse Studios,  MachineGames, Tango Gameworks e ZeniMax Online Studios passam a pertencer à Xbox Game Studios. Em comunicado, a gigante tecnológica avança que, com a adição da Bethesda, o número de equipas de estúdios criativos cresce de 15 para 23, adicionando os seus jogos icónicos ao serviço Xbox Game Pass.

No website oficial da produtora, Pete Hines, vice-presidente do departamento de relações públicas e marketing da Bethesda, afirma que a decisão vai permitir um crescimento ainda maior. O responsável indica que com a Microsoft terão todos os recursos de que necessitam para se tornarem numa melhor produtora, um sentimento partilhado também por Todd Howard, diretor e produtor executivo na Bethesda Game Studios.

O negócio representa uma das maiores compras da Microsoft desde a aquisição da Mojang em 2014. Recorde-se que, na altura, a empresa pagou 2,5 mil milhões de dólares pela produtora de Minecraft.

A compra chega numa altura em que a Microsoft se prepara para abrir as pré-reservas das suas duas novas consolasa Xbox Series X e a Xbox Series S, a versão digital mais “em conta". Para já, as empresas não indicam se a decisão poderá afetar o lançamento de futuros jogos dos estúdios da ZeniMax Media para outras plataformas, como Deathloop, o título produzido pela Arkane e publicado pela Bethesda que está incluído no catálogo da PS5.

Pré-reservas das novas consolas Xbox Series X e S começam esta terça-feira
Pré-reservas das novas consolas Xbox Series X e S começam esta terça-feira
Ver artigo

Recorde-se que, a partir do próximo dia 22 de setembro, poderá visitar as respetivas páginas na Microsoft Store e fazer a pré-compra da Series S e Series X. Portugal está incluído no lote de 37 países que recebem as novas plataformas de jogos.

A Microsoft revelou que algumas grandes superfícies nacionais também aderiram ao programa de pré-encomendas, como a Worten, a Fnac ou Mediamarkt. No que toca a preços, Xbox Series X pode ser adquirida por 499,99 euros e a Series S por 299,99 euros.

Embora não garanta nenhum título exclusivo no lançamento da sua nova consola, depois do adiamento de Halo Infinite para 2021, a Microsoft fará a estreia da nova geração de consolas com vários títulos multiplaforma: desde Assassin’s Creed: Valhalla a Watch Dogs: Legion, passando ainda por Devil May Cry 5: Special Edition, Destiny 2, Dirt ou Marvel’s Avengers.