A Microsoft informou esta quarta-feira os colaboradores que este ano vai ser mais contida nos prémios, complementares ao salário. "Vamos manter o nosso orçamento para bónus e prémios em ações novamente este ano, no entanto, não vamos tão longe como no ano passado, regressando às nossas médias históricas", escreveu Satya Nadella, num email aos colaboradores.

Na mesma mensagem, citada pela CNBC, o CEO da Microsoft também sublinhou que a empresa está focada em inovações que vão mudar o mercado, num cenário económico que exige cautelas.

"Estamos a ajudar a impulsionar uma importante mudança de plataforma nesta nova era da IA e a fazê-lo num ambiente dinâmico e competitivo, ao mesmo tempo que enfrentamos incertezas a nível macroeconómico global", frisou Nadella.

Recorde-se que a Microsoft é um dos grandes investidores da OpenAI, o laboratório que desenvolveu o ChatGPT. A parceria tem ajudado a acelerar a integração de ferramentas de IA em diferentes produtos da empresa, tanto para o mercado doméstico como para empresas e a capitalizar a posição da Microsoft neste mercado emergente.

O travão na política de remunerações da Microsoft surge num ano iniciado com medidas de corte de custos e uma redução de pessoal que afeta cerca de 5% da força de trabalho da empresa, ou 10 mil empregados. A decisão foi anunciada logo no início do ano, com previsão de chegar ao terreno até março.

Já fora desta janela temporal foi conhecido o impacto das medidas de cortes de custos da empresa em Portugal, com a confirmação no início desta semana de um despedimento coletivo em marcha na operação local. O Observador adiantou que a medida vai visar cerca de uma centena de colaboradores, número que a Microsoft não confirmou. O SAPO TeK apurou entretanto que as saídas vão restringir-se aos colaboradores afetos ao centro de competências da empresa, que está em Portugal há 33 anos.

No ano passado, a Microsoft praticamente duplicou a verba disponível para prémios aos colaboradores, como forma de compensar os efeitos da inflação, para além de ter aumentado a quota de ações disponível para alguns colaboradores.