Além do Unreal da Epic Games, o Unity é dos motores de jogo mais populares do mercado, sendo responsável sobretudo por muitos títulos produzidos para smartphones. Esta semana a empresa de software e ferramentas para gaming, a AppLovin Corp fez uma oferta para comprar a Unity Software, num negócio avaliado em 17,54 mil milhões de dólares por todo o lote de ações da developer, avançou a Reuters. E que a possível compra resultará numa fusão entre as duas empresas.

O objetivo é superar as exigências atuais do mercado dos jogos tridimensionais e claro, o metaverso e mundos virtuais. Ainda recentemente a Unity revelou planos para aumentar o seu negócio na China e ao mesmo tempo "contornar" a relação do país com os Estados Unidos, no que diz respeito às operações tecnológicas, através da criação de uma spin off.

Tecnológica de videojogos Unity quer expandir negócio na China através de spin off
Tecnológica de videojogos Unity quer expandir negócio na China através de spin off
Ver artigo

De considerar que o Unity foi utilizado em alguns dos jogos mais populares de smartphones, incluindo Pokémon GO ou Call of Duty: Mobile. A sua tecnologia poderia encaixar nas ferramentas que a AppLovin oferece, sobretudo ao nível de monetização de apps dos seus clientes.

Segundo os analistas, a AppLovin está a oferecer 58,85 dólares por ação da Unity, representando uma valorização de 18% em relação ao valor de fecho na bolsa na última segunda-feira. O anúncio da compra fez as ações da Unity subirem 7%, ao contrário da AppLovin que viu uma redução de valor em 14%.

Foi referido que a fusão das empresas resultará em 55% das ações combinadas para a Unity e que representará cerca de 49% dos direitos do seu voto. O CEO da AppLovin, Adam Foroughi, referiu que a combinação das empresas tinha um potencial de gerar lucros operacionais de cerca de 3 mil milhões de dólares no final de 2024. A empresa, original de Palo Alto na Califórnia, viu o seu negócio explodir durante a pandemia, com a procura de jogos durante o confinamento. Mas está agora afetada pelo abrandamento global na procura de gaming.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.