China Unicom e China Mobile, dois dos maiores operadores de telecomunicações móveis do mundo, estabeleceram com a norte-americana Motorola acordos para o alargamento e actualização das suas redes.



A China United Telecommunications (China Unicom) atribuiu à Motorola a terceira fase do seu projecto de alargamento das redes CDMA 2000 e actualização das redes GSM em Beijing e em outras 12 províncias chave chinesas.



O contrato avaliado em 556 milhões de dólares, foi assinado ontem em Washington, D.C. numa cerimónia que teve lugar durante o U.S. - China Seminar on Prospects for Cooperation in Telecom and IT, informa a fabricante norte-americana em comunicado.



O acordo confirma a posição da Motorola como a maior fornecedora de infra-estrutura de telefonia móvel da China Unicom, representando ao mesmo tempo a maior quantidade de projectos de expansão CDMA atribuído pela operadora móvel chinesa.



A Motorola foi a primeira fornecedora a contratar com a China Unicom a terceira fase de alargamento das redes CDMA2000, para o desenvolvimento de trabalhos na província de Jiangsu. As actuais expansões contratadas deverão estar concretizadas no próximo mês de Março, adiantam as empresas.



Os mais recentes alargamentos irão possibilitar aos utilizadores novas experiências wireless, "mais simples, inteligentes e divertidas". Com a maior velocidade proporcionada pela norma CDMA2000, os subscritores poderão facilmente fazer o download de ficheiros de música e dados directamente da Internet e aceder a serviços multimédia, de video-on-demand e de localização avançada a partir dos seus telefones móveis.



Em comunicado de imprensa, a fabricante norte-americana dá igualmente a saber ter assinado com a China Mobile Communication um contrato de 510 milhões de dólares para melhorar e alargar a rede móvel chinesa daquela operadora, a maior do mundo.



Notícias Relacionadas:

2003-10-31 - Motorola lança na China primeiro smartphone com processador Intel

2003-07-04 - China prepara-se para disputar liderança da indústria de telemóveis