Abre hoje as portas oficialmente a IFA, que se está a tornar um importante evento na área de electrónica de consumo, mesmo em época de crise. Alguns dos eventos para imprensa tiveram já lugar ontem, assim como a abertura oficial e “gala”, enquanto nos pavilhões os expositores lutavam ainda para montar os stands e terminar os últimos preparativos.

Segundo a organização, estão presentes este ano em Berlim 1.164 expositores que ocupam 121 mil metros quadrados de exposição e, apesar da retracção ao investimento, a feira não perdeu dimensão nem importância, servindo de rampa de lançamento para os produtos que as empresas vão colocar nas lojas a tempo da época de Natal.

Os computadores estão a ganhar mais espaço numa feira onde as televisões e a multimédia de consumo têm sido dominantes, mas o espaço para a electrónica de consumo continua a atrair as atenções, sobretudo com a mostra de tecnologias 3D em que empresas como a Panasonic e a Sony estão a apostar fortemente.

O Blu-ray parece porém que vai continuar como uma "novidade" pouco brilhante. Apesar do lançamento de novos produtos o entusiasmo não é grande, nem por parte dos fabricantes nem dos utilizadores.

A usabilidade e a interligação de produtos de forma fácil, sem exigir grandes conhecimentos técnicos, estão também nas prioridades das empresas, apesar da indústria ainda não ter dado passos relevantes nesse sentido.

A procura de soluções ecológicas, com redução do consumo dos equipamentos, é também uma das tendências destacadas, com as principais marcas a mostrar soluções que permitirão reduzir a emissão de CO2 e a factura de electricidade.

O TeK vai acompanhar os principais lançamentos da IFA e irá dando conta das novidades.

Fátima Caçador

Em Berlim, a convite da Toshiba

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.