A Sony confirmou, esta quinta-feira, um investimento de 250 milhões de dólares (cerca de 221 milhões de euros) em ações da Epic Games.

O investimento transforma a fabricante japonesa em acionista minoritária, com uma participação de 1,4% na criadora do Fortnite, que passa a estar avaliada em 17,86 mil milhões de dólares.

O investimento permite que a Sony e a Epic ampliem a sua colaboração no “cruzamento” dos portfólios de ambas “para criarem experiências únicas para consumidores e programadores", referem em comunicado de imprensa.

Sony apresenta os primeiros jogos e o design da PlayStation 5
Sony apresenta os primeiros jogos e o design da PlayStation 5
Ver artigo

"Com o investimento, pretendemos explorar oportunidades de colaboração adicional com a Epic para gáudio dos consumidores e da indústria em geral", aponta o presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, na mesma nota à imprensa, "não apenas nos jogos, mas também no restante universo do entretenimento digital em rápida evolução".

O acordo não implica exclusividade. A Epic Games vai continuar a produzir jogos para diferentes plataformas, segundo foi confirmado. Permanece por esclarecer o real impacto do investimento nos futuros desenvolvimentos de Fortnite ou para a PlayStation 5, mas a existência de vantagens adicionais é sempre uma hipótese.

O anúncio surge cerca de um mês depois de a Sony ter mostrado  design da sua próxima consola, assim como o respetivo primeiro conjunto de jogos.