A iniciativa é repetente, e é possível que muitos dos nomes que viajam nesta cápsula já tenham sido enviados para Marte. Mas para quem não pode ir fisicamente nas missões da agência espacial norte americana, saber que o seu nome está a fazer história pode ser um feito a celebrar também.

A missão Artemis I da NASA é a primeira fase de um regresso antecipado à Lua e neste momento toda a atenção está centrada no Complexo 39B do Kennedy Space Center na Flórida, de onde a Orion deverá partir no início de junho. O lançamento falhou a data prevista de 7 a 21 de maio devido a problemas técnicos, mas a equipa diz que está a fazer todos os esforços para voltar a novos testes no final deste mês, aproveitando a janela temporal de 6 a 16 de junho para o lançamento.

Segundo os dados partilhados, os engenheiros tinham detetado uma falha na válvula de verificação do hélio no estágio de propulsão inicial, uma validação realizada durante um teste de pressão.

Veja as imagens da missão Artemis

Apesar de ser o primeiro passo na missão Artemis, e da Orion ser uma cápsula não tripulada, esta não é uma tarefa simples. As próximas vão ser ainda mais complexas e o objetivo é garantir as condições para uma presença humana permanente na Lua durante as próximas décadas.

tek artemis

Depois de alguns adiamentos devido a “desafios” técnicos e políticos, está prevista para 2024 a missão Artemis II, onde serão testadas as funcionalidades técnicas relacionadas com a parte humana da missão. O regresso de astronautas à Lua só deverá acontecer em 2025, com a missão Artemis III, que levará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pisarem o satélite natural da Terra.

Os nomes agora inscritos na plataforma da NASA seguem a bordo da primeira cápsula Orion do programa Artemis e que partirá para o Espaço à “boleia” do Space Launch System (SLS).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.