As missões empresariais assumem hoje em dia papel estratégico determinante entre as organizações que pretendem fazer negócio no exterior. Normalmente sem "músculo" para apostarem por si próprias na promoção dos seus serviços, este tipo de iniciativa acaba por servir, muitas vezes, como um primeiro ponto de contacto com os mercados desejados.

Várias vezes promovidas pelo Governo e pela Presidência, num esforço de "diplomacia política", este tipo de diligências também acolhe o apoio do privado, como é o caso da missão organizada pelo Banco Espírito Santo à China.

A instituição bancária juntou uma comitiva composta por dez empresas portuguesas para viajarem até à Expo Xangai, e que estão a apresentar os seus produtos e serviços no Pavilhão de Portugal até ao final da semana.

Em comum, estas empresas têm o cariz tecnológico e inovador, bem como uma estratégia voltada para o mercado global, pelo que a exposição em Xangai lhes pode abrir importantes portas, refere fonte do banco liderado por Ricardo Salgado, citada pelo Diário Económico.

O acesso a um dos mercados com maior potencial de crescimento no momento parece ser o principal argumento de quem integra a comitiva. "Em termos estratégicos, a China é interessante porque entrou numa fase mais sofisticada. As empresas estão a procurar soluções de maior eficiência para os seus departamentos informáticos, o custo dos engenheiros está a aumentar, logo as propostas da Outsystems começam a fazer sentido", referiu Paulo Rosado, CEO da empresa, em declarações ao TeK.

O contacto com o mercado chinês vai permitir à empresa analisar diferentes variáveis, nomeadamente estabelecer contactos, conhecer possíveis distribuidores e avaliar modelos de negócio e modos de funcionamento.

Algafuel, empresa de biotecnologia dedicada à procura de combustíveis alternativos; MagPower, que se concentra na produção de electricidade de origem térmica; Mobbit, PME vocacionada para o desenvolvimento e implementação de soluções de comunicação multimédia, são, a par da Novabase, Glintt, ACS, DST/TTT, ISA, Onda e da já citada OutSystems, as empresas que integram a comitiva que se encontra em Xangai até ao final da semana.