A Nintendo apresentou hoje o seu relatório de contas, anunciando uma queda homóloga de 5,8% face ao ano anterior para os seus primeiros 9 meses fiscais, compreendido entre abril e dezembro de 2022. A empresa registou lucros líquidos de 346,2 mil milhões de ienes (2,44 mil milhões de euros). Os lucros operacionais foram de 410,5 mil milhões de ienes (2,89 mil milhões de euros), menos 13% no mesmo período face a 2021.
Já as receitas de vendas da fabricante também caíram 1,9% para 1,3 mil milhões de ienes (9,13 mil milhões de euros). A Nintendo atribui as quebras pelo abrandamento na procura da Switch e respetivos videojogos. Até 31 de março, o fecho do ano fiscal, a Nintendo espera vender 18 milhões de unidades, numa revisão abaixo em 1 milhão de unidades, face às projeções iniciais.
A Nintendo também foi afetada pela escassez de semicondutores e outros componentes que tiveram impacto na produção no final do verão, salienta em comunicado, citado pela Lusa. Os resultados obrigaram a empresa a baixar as suas previsões para o fim do ano fiscal, esperando terminar com um lucro líquido de 370 mil milhões de ienes (2,61 mil milhões de euros), o que significaria uma redução de 22,5%. Ainda nas suas previsões, espera que o lucro operacional caia 15,6%, para 500 mil milhões de ienes (3,52 milhões de euros) e que as vendas atinjam 1,6 biliões de ienes (11,28 mil milhões de euros), menos 5,6% do que no ano anterior.
Activision Blizzard bate recordes no trimestre do Natal
Ainda refente à indústria dos videojogos, a Activision Blizzard, que continua a aguardar a finalização de compra pela Microsoft, registou um aumento recorde de reservas líquidas de 43% no quarto trimestre de 2022, compreendido entre outubro de dezembro. A empresa atribui os resultados positivos ao sucesso de Call of Duty: Modern Warfare 2, mas também ao melhor desempenho da Blizzard dos últimos anos, graças à nova expansão de World of Warcraft, Overwatch 2 e Diablo. Candy Crush também teve uma performance em recorde, ajudando ao crescimento das reservas líquidas.
No último trimestre de 2022, a empresa registou 3,57 mil milhões de dólares nas reservas líquidas, face aos 2,49 mil milhões de dólares de 2021, uma subida de 43%. No entanto, no acumulativo do ano até ao fim de 2022, a empresa registou 8,51 mil milhões de dólares, um crescimento ligeiro de 2% face a 2021.
O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, salienta o recorde do final de 2022 como fruto do trabalho dos seus estúdios em oferecer “diversão épica” aos seus jogadores. Destaca o ano histórico, enquanto trabalha na fusão com a Microsoft. “Esta fusão vai permitir-nos servir melhor os jogadores, criar melhores oportunidades para os nossos empregados e ter sucesso numa cada vez mais competitiva indústria de gaming global”, refere no comunicado.
A empresa destacou também o crescimento das equipas dos estúdios internos em 25%. À margem das polémicas que assombraram a empresa nos últimos anos relativamente à descriminação de género, a Activision refere no documento o crescimento da representação de mulheres ou não-binários aumento entre 24 a 26% a nível global, assim como a representação de grupos étnicos nos Estados Unidos aumento de 36 para 38%.
O número de utilizadores ativos também registou um crescimento acentuado. No quarto trimestre obteve 111 milhões de utilizadores ativos, face aos 97 milhões dos três meses anteriores. Call of Duty: Modern Warfare II bateu recordes do jogo da série que vendeu mais rapidamente, sendo o primeiro capítulo a ultrapassar os mil milhões de dólares. Acrescenta que este título, no final do quarto trimestre de 2022 foi o que mais horas de jogo acumulou na história de Call of Duty no seu lançamento. O modo Warzone 2.0 lançado em novembro, assim como a versão mobile de Call of Duty, ajudaram a cimentar os bons resultados.
A Blizzard Entertainment aumentou de 31 para 45 milhões de utilizadores ativos mensais. Os 14 milhões de utilizadores foram ganhos pelo desempenho da expansão Dragonflight para World of Warcraft, que a empresa diz não ter chegado ao nível do anterior Shadowlands, mas o feedback positivo da comunidade levou a um aumento substancial de subscritores pós-lançamento. Juntamente com Diablo e Overwatch 2, os lucros operacionais da Blizzard cresceram 90% no quarto trimestre face ao ano anterior.
Na divisão mobile, a King registou 233 milhões de utilizadores ativos, neste caso registando uma quebra dos 240 milhões no trimestre anterior. Mas Candy Crush voltou a bater recordes de performance, registando um crescimento de 46% face ao ano anterior. A Activision diz que a sua divisão mobile ainda assim conseguiu superar-se face à quebra do mercado dos jogos para mobile.
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