A Nokia anunciou que está em negociações com a Psion para aquisição da sua posição no consórcio Symbian. A saída a Psion é a segunda no espaço de cinco meses e é justificada pela empresa como uma necessidade de voltar a centrar-se exclusivamente no seu core business (desenvolvimento da tecnologia Teklogix para terminais PDAs).



Curiosamente a empresa britânica foi a única, entre as presentes no consórcio, a acompanhar a Nokia há alguns meses atrás, comprando as acções da Motorola que abandonou a plataforma no dia imediatamente a seguir ao término do período de cinco anos durante o qual os membros do projecto assumiram o compromisso de não abandonar o barco.



A saída da Psion fará aumentar a posição da Nokia no consórcio para os 63,3 por cento, levando a fabricante finlandesa a desembolsar 137.1 milhões de euros, pagos imediatamente, mais um conjunto de pagamentos variáveis definidos em função das vendas associadas ao sistema Symbian entre 2004 e 2005. Estimativas do mercado apontam para que no total a Nokia venha a desembolsar qualquer coisa como 198 milhões de euros.



Em comunicado, a Nokia explica a sua disponibilidade para reforçar investimentos na plataforma Symbian e respectivo sistema operativo de suporte para telefones móveis avançados. A fabricante diz que os trabalhos realizados no âmbito do Symbian têm dado origem a resultados de sucesso e que foi já criado um excelente relacionamento com a indústria que é preciso manter e continuar a desenvolver.



O acordo entre a Nokia e Psion carece de autorização das autoridades da concorrência e deverá estar concluído nos próximos meses. No mesmo comunicado, a Nokia explica que a participação da Psion na Symbian poderá ser repartida com outros parceiros da plataforma embora até à data nenhum destes se tenha mostrado disponível para aumentar a participação actual. Fazem também parte do consórcio a Panasonic, a Samsung, a Siemens e a Sony Ericsson.



Notícias Relacionadas:

2003-08-29 - Motorola vende posição no consórcio Symbian à Nokia e Psion

2003-08-22 - Resultados da Symbian revelam crescimento de licenciamento de smartphones

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.