Num encontro anual com investidores que decorreu hoje, em Nova Iorque, nos Estados-Unidos, a Nokia apresentou as suas previsões e perspectivas de mercado para os próximos anos. O fabricante finlandês está optimista e afirma que as suas vendas anuais deverão crescer cerca de 15 por cento em 2002, e que vai continuar a obter lucro.



No que diz respeito à infra-estrutura de redes móveis, a empresa defende que o mercado deverá permanecer neutro ou ligeiramente positivo em 2002, mas na parte de mercado que lhe diz respeito, a Nokia prevê crescer em mais de 10 por cento durante o próximo ano, à medida que os operadores norte-americanos passam do sistema TDMA para o GSM/EDGE, e ao mesmo tempo que o Japão e a Coreia se juntam à comunidade WCDMA.



Fundamentando-se nos possíveis benefícios conseguidos através das plataformas de serviços baseadas em sistemas não-proprietários, uma área onde tem vindo a apostar, o fabricante finlandês prevê que, globalmente, o valor do mercado de serviços móveis alcance os 385 mil milhões de dólares este ano (87,5 mil milhões de contos ou 436,4 mil milhões de euros) e se situe nos 810 mil milhões em 2006 (184 mil milhões de contos ou 918,2 mil milhões de euros).



De acordo com os dados mencionados durante o encontro em Nova Iorque, o Club Nokia conta actualmente com perto de 10 milhões de membros. Um número que, segundo a Nokia, deverá aproximar-se dos 50 milhões em 2004. Na mesma altura, está estimado que as receitas geradas pela iniciativa se situem nos mil milhões de euros (200,482 milhões de contos).



A Nokia calcula que durante o próximo ano sejam vendidos entre 420 a 440 milhões de telemóveis a nível mundial, conduzindo a um aumento do volume total de mercado na ordem dos 10 por cento. Os crescimentos de dois dígitos deverão continuar de 2002 em diante, segundo previsões hoje divulgadas em comunicado.



A empresa reviu igualmente as suas estimativas para 2001, prevendo agora que o número total de telemóveis vendidos até ao final deste ano ronde os 380 milhões, com o último trimestre de 2001 a ser responsável por cerca de 110 milhões do total.



No que diz respeito ao crescimento global do número de utilizadores de telefones móveis, a Nokia continua à espera que este atinja os mil milhões durante a primeira metade do próximo ano, enquanto em 2005 o valor se deverá situar nos 1,5 mil milhões.



No mesmo encontro, a direcção da Nokia reafirmou o seu compromisso em iniciar a distribuição de telefones de 3G dual mode GSM/WCDMA durante a segunda metade de 2002. A empresa acredita que os telemóveis de terceira geração deverão somar aproximadamente 10 por cento de todas as unidades de telefones daquele género vendidas em 2003.



A pensar nos produtos que lançou ao longo deste mês, a Nokia anunciou hoje ter iniciado as vendas online de software adicional para os seus terminais móveis através do www.nokia.com, começando por um conjunto de aplicações para o Nokia 9210 Communicator.



Notícias Relacionadas:

2001-11-19 - Nokia escolhe conferência em Barcelona para lançar o seu primeiro telemóvel "a cores"

2001-11-06 - Mais de 600 mil pessoas jogam neste momento o NokiaGame

2001-10-11 - Nokia apresenta novo conceito de telemóvel de entretenimento