Apresentado oficialmente ontem, num encontro que reuniu parceiros, clientes e imprensa, o novo director-geral da subsidiária portuguesa da Sun, Jorge Salamanca, vai apostar no rebranding da marca no mercado nacional, na tentativa de consolidar a sua posição nos sectores onde a empresa já marca presença. O responsável promete que a Sun tentará, a partir de agora, acompanhar de mais perto os seus clientes.




A aproximação a novas áreas faz igualmente parte dos objectivos estratégicos de Jorge Salamanca para a subsidiária portuguesa. "As telecomunicações, a banca, são mercados onde achamos que a Sun ainda não foi devidamente reconhecida em Portugal como fornecedora de infra-estrutura", referiu o responsável em declarações ao TeK.




Tal como já havia sido anunciado, a nomeação de Jorge Salamanca, - que desde 2002 ocupava o cargo de director da divisão de serviços da Sun Microsystems em Portugal - conclui o processo de sucessão de Josmar Ribeiro, que passa a assumir integralmente as funções de director executivo ibérico.




Nas palavras de Josmar Ribeiro, Jorge Salamanca será a pessoa certa para dar continuidade a um projecto iniciado há cinco anos atrás. "Um projecto nacional que tem de ser ibérico, de modo a tirar partido da experiência de um 'irmão mais velho', importando as ideias de sucesso e colocando-as ao dispor dos nossos clientes".




Relativamente ao negócio ibérico, o novo director-geral da Sun Portugal diz que tudo vai bem e assegurou ao TeK que a reestruturação prevista da empresa a nível internacional - que implicará o despedimento de 3.300 funcionários - terá um resultado nulo na região, "prova do bom trabalho que as duas subsidiárias têm vindo a desenvolver". "É o reconhecimento de que estamos a fazer os investimentos certos", acrescentou.




Jorge Salamanca, de 42 anos, iniciou o seu percurso profissional da área das Tecnologias da Informação e Comunicação há 16 anos atrás, tendo trabalhado durante uma década na Hewlett Packard, onde desempenhou funções na área de vendas e serviço, até ingressar nos quadros da Sun Microsystems Ibérica em Janeiro de 2000.



Na Sun Microsystems assumiu inicialmente as funções de Account Services Manager, na divisão de Enterprise Services na Sun Microsystems Ibérica. A partir de 2002, radicando-se em Portugal, assumiu a liderança na área de serviços da subsidiária portuguesa, unidade que alcançou a primeira posição no índice de satisfação dos clientes e que apresentou níveis de crescimento na ordem dos 60 por cento.



Notícias Relacionadas:

2004-05-11 - Jorge Salamanca sucede a Josmar Ribeiro na direcção da Sun Microsystems Portugal

2004-04-05 - Sun Microsystems Portugal espera fraco impacto da reestruturação da empresa no país