Hugo Abreu assumiu a liderança da tecnológica no final do ano passado mas tem uma visão bastante clara da estratégia definida para o mercado, fruto da experiência acumulada na Oracle e noutras empresas do sector, onde se contam a Lotus e a IBM.

Embora sem partilhar números, fruto das obrigações corporativas, o novo diretor geral da Oracle Portugal assume que está "conservadoramente otimista" atendendo aos sinais da conjuntura económica e à possibilidade de recuperação do mercado.

A Oracle reconhece que as organizações estão sob forte pressão para reduzir os custos da operação e usar os meios libertos para inovar e criar novas soluções para os seus clientes. Hugo Abreu explica que há uma alteração significativa na forma como os projetos são encarados e adjudicados, quer a nível da dinâmica da procura quer na própria avaliação.

A tendência é semelhante na Administração Pública, que continua a ser um sector com peso significativo na Oracle em Portugal. "A Administração Pública tem um papel muito relevante na economia do país e como consumidor de soluções [...] é um mercado que a Oracle vai continua a endereçar estrategicamente e se possível queremos aprofundar a relação que mantemos com as organizações", reconhece o líder da Oracle Portugal.

A definição da evolução do mercado passa também pelo cloud computing, uma mudança de paradigma para a qual a Oracle se está a preparar e que assume cada vez mais peso na oferta, dando aos clientes a possibilidade de optarem pelo modelo que mais se adequa às suas necessidades.

Hugo Abreu vê nesta mudança uma oportunidade que somará valor ao mercado em vez de subtrair, embora admita os desafios para o modelo de negócio das empresas de software e hardware. "A Cloud acelera algumas soluções e permite à Oracle estar presente em áreas onde de outra forma não estaria", justifica.

A utilização de soluções de cloud nas PME é um dos exemplos, mas Bruno Morais, diretor comercial e de Core Technology da Oracle adianta também que muitos parceiros e clientes estão a usar a Cloud para suportar produtos e serviços e exportar tecnologia, abrindo novas oportunidades.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico