Como parte de um esforço para estabelecer mecanismos efectivos de confiança na Internet foi criado um novo grupo denominado Grupo Conjunto sobre Segurança da Informação e de Redes (NIS). A iniciativa partiu do Instituto europeu de normas para as Telecomunicações (ETSI) - entidade responsável pela implementação e aprovação dos padrões para este sector - e pelo Comité Europeu para a Padronização (CEN) - organismo para a promoção da harmonização voluntária da tecnologia.



Este grupo, que visa ajudar a coordenar a utilização efectiva de padrões de segurança, está a ser implementado em resposta à comunicação da Comissão Europeia denominada "Segurança da Informação e das Redes: uma proposta para uma Abordagem Política Europeia" em que apelou para uma avaliação geral dos padrões de segurança existentes, com vista a assegurar soluções compatíveis entre si no seio de um ambiente global e a identificar possíveis lacunas de padronização.



A Segurança da Informação e das Redes será um dos aspectos principais do plano de acção e-Europe 2005 da Comissão Europeia, que foi recentemente aprovado no Conselho Europeu de Sevilha. A segunda edição da iniciativa e-Europe procura modernizar a economia europeia e permitir que todos os cidadãos europeus tirem partido dos benefícios das inovações nas Tecnologias da Informação e da Comunicação mediante a utilização da Internet.



Segundo os responsáveis europeus, o crescimento da Internet oferece um enorme potencial, mas o seus sucesso e a continuação da sua expansão depende na confiança dos cidadãos. O grupo NIS irá considerar quais os aspectos de segurança que requerem uma padronização para possibilitar a implementação desta confiança.



O organismo irá também efectuar a avaliação requerida pela Comissão e preparar um relatório, procurando ainda envolver todas as partes interessadas no seu trabalho, incluindo representantes de áreas de padrões de segurança na Europa, da indústria e das administrações públicas, entre outros sectores.



A reunião de lançamento do novo grupo teve lugar na sede do CEN em Bruxelas, no início de Julho, tendo sido presidida por John Phillips da Nortel Networks, empresa que faz parte do conselho de direcção do ETSI. Phillips foi ainda eleito presidente do grupo.
Nesta reunião foi criada uma lista inicial de tópicos a serem debatidos pelo grupo, podendo os especialistas interessados dar a sua contribuição nos tópicos definidos.



Entre outras questões, analisou-se se as acções empreendidas pelo grupo deverão resultar em actividades de padronização, algo que muitos membros encaram como uma possibilidade. Mas, por enquanto, nada está definido.


Notícias Relacionadas:

2002-06-24 - Conselho Europeu de Sevilha aprova plano de acção e-Europe 2005

2001-12-20 - Interoperabilidade de cartões inteligentes em debate

2001-02-06 - Normas para serviços de segurança pública defendidas em associação

2001-01-31 - CE com novas medidas de combate à cibercriminalidade