Os novos smartphones que a Samsung acaba de anunciar hoje apostam na durabilidade e resistência, mas também no reforço do hardware e da usabilidade e são essas as principais características que a marca destaca, como explicou José Correia ao SAPO TEK, em entrevista à margem da pré apresentação dos telemóveis em Lisboa. “Queremos mesmo passar a mensagem de que este é um equipamento tão normal como os outros de barra”, defende o responsável ibérico de marketing de produto da Samsung.
A melhoria da experiência é outra das áreas onde a Samsung investiu nestes telefones, trabalhando no software com a Microsoft, a Google e a Meta para o Facebook, o Instagram e o WhatsApp mas também com o TikTok, e José Correia sublinha que este é um elemento muito importante para garantir o sucesso dos novos dobráveis.
“O consumidor português é muito exigente neste sentido e não compra simplesmente porque é giro fazer clac quando fecha, ou porque os outros veem que é dobrável. Sabemos que há uma franja que compra porque é a vanguarda, mas se queremos realmente massificar, e esse é o nosso desígnio, temos de explicar às pessoas porque precisam de um dobrável”, justifica.
Os números da Strategic Analytics apontam para vendas de 75 milhões de smartphones dobráveis em 2025 e a Samsung acredita que este é o formato que a indústria vai seguir, como afirmou também TM Roh, presidente do sector móvel da empresa, que confirmou que já foram vendidos mais de 10 milhões de dobráveis em 2021.
Embora 75 milhões não seja um número assim tão elevado, num mercado que vende mais de 1,3 mil milhões globalmente, indica uma tendência clara de afirmação destes formatos. “Não podemos esquecer que a Samsung muito possivelmente em 2025 pode continuar a ser uma das únicas com equipamentos dobráveis e estamos a falar de uma evolução da tecnologia que muito provavelmente não permite que os preços baixem para patamares da massificação”, admite José Correia.
Os preços continuam ainda a ser um dos entraves a uma maior adesão aos dobráveis e o responsável ibérico de marketing de produto da Samsung sublinha que nesta fase a empresa fez um esforço para não aumentar os valores de venda a público dos novos dobráveis, não antecipando uma redução para breve. “Temos o efeito conjuntural da inflação e disrupção da cadeia de valor, a subida de matérias-primas e escassez de componentes que de forma geral não fazem vislumbrar qualquer abaixamento de preços no mercado geral, até pelo contrário, esperamos que haja uns incrementos de preços num futuro próximo”.
Os preços do Z Fold4 mantêm-se a partir de 1.859 euros e só no Z Flip4 há uma subida de 50 euros, ficando agora o valor mais baixo nos 1.149 euros. Mas a Samsung vai manter no mercado a versão anterior, o Z Flip3, que vai agora ser 150 euros mais barato. E as expectativas de vendas são positivas.
“O nosso objetivo este ano é duplicar as vendas e posicionar os dobráveis com 20% do segmento premium em Portugal”, explica José Correia ao SAPO TEK, adiantando ainda que existe muito boa adesão da parte das lojas que este ano estão mais confiantes nas encomendas dos novos dobráveis.
O responsável de marketing de produto da Samsung diz também que já chegaram as primeiras remessas e que vai haver produto para venda nas lojas logo no arranque, o que é um dos elementos importantes para o sucesso. Depois dos problemas de escassez do Galaxy S22, que só teve o stock regularizado há um mês e meio.
Comprar e experimentar durante 60 dias o Z Fold4
À semelhança do que fez no ano passado, a Samsung vai manter para os novos Fold o programa “Buy and Try” com a possibilidade de usar o smartphone durante 60 dias e devolvê-lo, recuperando o investimento, se não ficar satisfeito.
José Correia explicou ao SAPO TEK que o programa foi um sucesso, com uma adesão maior do que noutros países, como Espanha, e por isso decidiram manter a iniciativa que foi específica para o mercado ibérico. “97% das pessoas [que aderiram ao Buy and Try] ficaram com o telefone”, sublinha.
A campanha é válida só para compras imediatas e não para prestações ou financiamento.
Este ano, para além da campanha do Buy and Try, a Samsung tem a oferta de um seguro de danos adicionais de 1 ano, que dá direito a uma reclamação por ano e reparação de peças originais. Há ainda a possibilidade de trocar gratuitamente a película do ecrã do Fold4 nas lojas da Samsung.
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