A Samsung tem novos dobráveis para apresentar no próximo dia 10 de agosto e o que ao início parecia ser apenas um conceito, é agora a preferência de milhões de pessoas. TM Roh, presidente do sector móvel da empresa, revelou números que confirmam a ideia de que esta é a altura certa para apostar num equipamento do género.

"Há três anos, os dobráveis Galaxy podiam ser resumidos numa palavra: radicais", escreveu TM Roh. "Mas muito depressa se percebeu que este design flexível e revolucionário encaixava perfeitamente nos estilos de vida mais modernos".

Num post publicado no blog oficial da marca, Roh escreve que a Samsung vendeu mais de 10 milhões de smartphones dobráveis, em 2021, um número que representa um crescimento na ordem dos 300%, face ao registado em 2020.

Huawei mantém investimento no mercado de smartphones. Aposta nos dobráveis é para continuar
Huawei mantém investimento no mercado de smartphones. Aposta nos dobráveis é para continuar
Ver artigo

A imprensa internacional escreve que os números da Samsung não batem certo com os das analistas. Segundo Ross Young, CEO da DSCC e especialista no mercado tecnológico, foram vendidos apenas 7,9 milhões de smartphones dobráveis em 2021.

De acordo com Ross, a gigante sul-coreana é líder do segmento, com 87,8% de quota de mercado. O segundo lugar pertence à Huawei, com 9,3%. Os últimos três lugares do ranking da DSCC são da Xiaomi (2,4%), Royole (0,3%) e Oppo (0,2%).

A IDC confirma também que a Samsung tem a liderança destacada no segmento, com uma fatia de 84% das vendas nesta categoria em 2021. Francisco Jerónimo, vice-presidente associado da IDC, adianta num post publicado hoje que a venda de smartphones dobráveis já atingiu os 12 milhões de unidades.

Os números já tinham sido partilhados e a IDC prevê um crescimento de 70% ao ano até 2025, atingindo os smartphones dobráveis vendas de 27,6 milhões de unidades em 2025, e um valor de 29 mil milhões de dólares.  O vice-presidente associado da IDC cita ainda um estudo da consultora em 15 países onde 51% dos inquiridos revela que está a planear a compra de um dobrável nos próximos 6 a 18 meses. 51% admitiram preferir os modelos em concha.

A Samsung deverá apresentar o próximo Galaxy Z Fold e o Z Flip a 10 de agosto e reforçar a posição cimeira no mercado. Os rumores indicam que a Apple está também a testar os seus primeiros protótipos dobráveis, mas o lançamento ainda estará a vários meses de distância, pelo que a gigante coreana poderá continuar sem ameaças dignas de nota.

Algumas imagens dos novos dobráveis da Samsung já começam a circular em rumores cada vez mais realistas. Veja as imagens que já foram reveladas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.