Bloco de Esquerda, PAN, Iniciativa Liberal, Livre e Volt defendem que o software criado ou comprado com dinheiro público deve ser de código aberto, ou que a utilização deste tipo de software é um caminho que o Estado deve seguir para otimizar despesas. Os restantes partidos candidatos às próximas eleições legislativas têm programas omissos em relação ao open source, ou defendem a utilização de tecnologia de código aberto apenas de forma indireta.

A análise é da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre, que leu cada programa, à procura de propostas nesta área e no domínio dos direitos digitais e listou as conclusões a que chegou num documento, onde também constam vários comentários.

O programa do Bloco de Esquerda defende especificamente que “o software criado ou comprado com dinheiro dos contribuintes deve ser software livre ou de código aberto, permitindo a reutilização pelas várias entidades da Administração Pública”. O mesmo princípio é defendido pelo PAN que, no entanto, admite exceções em “situações devidamente justificadas”, ao mesmo tempo que quer avaliar a possibilidade de migração de todo o software de agências governamentais e entidades públicas para software livre.

Proteção de dados identificou falhas inadmissíveis no piloto ao voto eletrónico durante as europeias 
Proteção de dados identificou falhas inadmissíveis no piloto ao voto eletrónico durante as europeias 
Ver artigo

O partido de Catarina Martins defende ainda que a produção científica com dinheiros públicos deve ser obrigatoriamente depositada em repositórios abertos. No domínio dos direitos digitais propõe o fim do DRM, o fim da criminalização da partilha de conteúdos para fins não comerciais e o fim da taxa de cópia privada.

Nesta área, o PAN prefere dar prioridade à neutralidade da Internet, proibindo as ofertas de zero-rating. Também propõe o reforço do investimento do Estado em infraestrutura própria.

Livre quer que  livros escolares com licenças Creative Commons

Seguindo para o Livre, as propostas do partido na área do open source seguem a máxima: “construir bens digitais comuns, garantindo que todo o código desenvolvido com dinheiro público fique numa licença de código aberto”. O Partido de Rui Tavares quer também que em toda a AP e entidades financiadas com recursos públicos a primeira opção seja o software livre e que, na educação, a utilização de software proprietário apenas seja possível nos casos em que o software livre não seja adequado. Também na educação, o Livre quer que sejam desenvolvidos livros escolares com licença de autor aberta (Creative Commons).

O open source na educação é também uma das áreas visadas no programa do Volt, que quer substituir e promover o software livre no sector, incluindo uma solução para videoconferências cifradas e seguras. O Volt também defende a máxima: dinheiro público para desenvolver código de acesso público. A exceção, diz o programa do partido, são situações onde o segredo de justiça/defesa nacional seja aplicável. Já a regra deverá ser a substituição faseada do software utilizado por software livre, a padronização das ferramentas de produtividade e a garantia de ações de formação, refere-se.

Voltando ao partido de Rui Tavares, o programa do Livre defende ainda a encriptação de todas as comunicações e a extensão do RNID (Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital), para que sítios oficiais não dependam de serviços terceiros; não tenham de aceitar termos estranhos à finalidade do serviço; e não tenham rastreamento durante a interação com o serviço. Propõe-se também participar na construção do Contract for the Web, melhorar as condições da votação por correspondência e investir no desenvolvimento e experimentação de sistemas de voto eletrónico à distância.

Liberais querem estratégia de gestão de risco e cibersegurança em todas as iniciativas TIC

A Iniciativa Liberal, por seu lado, olha para o software livre e para as normas abertas como uma via para reduzir o custo total de propriedade. O partido de João Cotrim de Figueiredo propõe publicar todos os dados de compras públicas de bens e serviços num formato padrão único e aberto.

Defende a criação de um datacenter operado pelo Estado para albergar a sua infraestrutura e implementar uma estratégia de gestão de risco e cibersegurança em todas as iniciativas TIC. Quer ainda a neutralização do impacto da taxa de cópia privada, reduzindo-a em 50% e estreitando a base de incidência, limitando os tipos de equipamentos sujeitos. Defende, por outro lado, que devem ser eliminadas todas as isenções existentes.

Teste-piloto do voto eletrónico avança em 2022 para a escolha do Conselho das Comunidades Portuguesas
Teste-piloto do voto eletrónico avança em 2022 para a escolha do Conselho das Comunidades Portuguesas
Ver artigo

Os programas do Partido Socialista e do Partido Social Democrata não fazem qualquer referência ao software livre, mas integram propostas relacionadas com os formatos abertos. No caso do PS, o partido de António Costa vai a eleições como uma proposta para reforçar o serviço Dados.Gov com uma maior oferta de dados, incluindo dados em tempo real.

No domínio dos direitos digitais propõe que se generalize a experiência de voto eletrónico presencial feita em Évora, a definição de um programa nacional de ensino da computação desde o ensino básico e a digitalização dos manuais escolares. Em relação às medidas que afetam o ensino, a ANSOL sublinha a ausência de referências a software e formatos abertos. “A criação de um programa de ensino da computação pode prender várias gerações às empresas responsáveis pelo software proprietário utilizado, sendo crucial a inclusão de software livre nesta iniciativa”, defende a associação. Sobre a generalização do voto eletrónico a ANSOL, destaca as críticas da CNPD à experiência em Évora, e diz que têm de ser tidas em conta antes de qualquer outra iniciativa.

O programa do BE também defende o teste de voto eletrónico à distância com “a participação de especialistas de segurança das universidades portuguesas, utilização de código aberto e amplo escrutínio público”. Medida semelhante à proposta pelo Volt, que só não refere o software livre.

Mas, esta ideia também não está de acordo com a visão da ANSOL, para quem o projeto devia começar por um estudo sobre o desenho e implementação do processo. “Ao começar pelo teste, condiciona-se a desvalorização das críticas que poderiam pôr em causa a sua exequibilidade, como aconteceu no projeto-piloto de Évora”, acrescenta a associação.

No programa do PSD, também não há referências ao software livre. A ANSOL destaca-o porque identificou também aí referências à importância dos dados abertos, com o partido de Rui Rio a querer lançar uma iniciativa nacional de dados abertos, capaz de incluir a construção de modelos de negócio para o sector privado. A associação observa, no entanto, a propósito que a informação partilhada não permite perceber a diferença entre esta iniciativa e o programa “Portugal.Dados” que propõem criar e a plataforma existente de dados abertos do governo (Dados.Gov).

Sobre o programa da CDU destacam-se alguns aspetos relacionados com direitos digitais, como o facto de o partido se afirmar contra a censura e a hipervigilância no contexto de direitos digitais. A CDU também defende a neutralidade da internet e a não criminalização da partilha de conteúdos para fins não comerciais.

Falta dizer que no leque de partidos que querem a adoção do voto eletrónico está também o Partido da Terra e que várias cores políticas pedem o reforço de poderes e meios da Comissão Nacional de Proteção de Dados. O Volt é o único que vai mais longe e propõe que a CNPD seja convertida numa secretaria de Estado. Nessa condição teria poderes de informação e fiscalização em matérias de dados pessoais e direitos online, pareceres vinculativos e sanções para o incumprimento das suas normas.

Os restantes partidos não têm referências nem a software livre, nem a direitos digitais nos respetivos programas.