A liderança numa empresa, na perspetiva da visão e cultura, “é claramente o deal breaker para ter ou não sucesso” nesta nova era. A partir do LEADERSHIP STAGE do Portugal Digital Summit’23 pediram-se, acima de tudo, líderes curiosos e de mente aberta para experimentar e “ver no que é que dá”, sugeriu João Barros, da Porto Business School.

Sofia Tenreiro, partner da Deloitte, não teve dúvidas em afirmar que o fator que mais contribui para que uma empresa seja relevante e competitiva é a liderança. “O principal ponto é a liderança. Todo o resto pode ser mudado, havendo investimento”.

No painel “Shaping Tomorrow's Businesses: Visioning the Future Landscape” defendeu-se que a liderança está intimamente ligada com a identidade da empresa “porque quem está acima acaba por influenciar a cultura empresarial”.

“As empresas têm cada vez mais de antecipar e não de apenas de entregar o que é esperado”, defendeu Sofia Tenreiro.

Clique para ver imagens dos momentos principais do Portugal Digital Summit’23, registadas pela equipa do SAPO TEK.

Além de ter vontade de experimentar, um bom líder também deve incentivar os seus colaboradores a experimentarem, acrescentou João Barros. O diretor do Center for Business Innvation da Porto Business School defendeu que as empresas muitas vezes subestimam a vantagem de olharem para temas como a sustentabilidade, a cibersegurança e mesmo a inteligência artificial, como um fator de identidade e de criação de marca.

A opinião é partilhada por Sofia Tenreiro que sublinha que as empresas olham muito para os resultados do curto prazo. “Há temas não fazem parte do core do negocio, mas são enablers e fatores de competitividade a médio e longo prazo”, notou referindo-se à sustentabilidade, à cibersegurança e à inteligência artificial.

Veja o vídeo da sessão

A partner da Deloitte destacou ainda o facto existir muito desperdício de informação numa empresa. Para a Sofia Tenreiro os dados devem ser encarados como o maior asset empresarial. Ligado aos dados, é possível olhar para estas tecnologias emergentes e tirar o melhor partido delas.

“E deixem os colaboradores usarem estas tecnologias emergentes. Quanto mais familiarizados estamos com estes temas mais depressa conseguimos criar valor rapidamente”.

O SAPO TEK vai acompanhar os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor. Pode ver todas as notícias aqui e assistir à transmissão em direto do evento.