
Os últimos meses têm sido vertiginosos e as perspetivas que assombravam os mercados no início do ano, de que a bolha à volta da inteligência artificial poderia estar prestes a rebentar, ainda não se confirmaram. Nas últimas semanas, anúncios que envolvem investimento de milhares de milhões de dólares mostram aliás que as empresas de IA estão confiantes na capacidade de expansão dos seus negócios. E essa confiança alimenta outros negócios.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Um bom exemplo disso é o efeito em cadeia dos novos investimentos e planos de expansão da OpenAI. O último investimento anunciado pela empresa deu um impulso de mais de 20% às ações da AMD no dia em que foi comunicado. Nos últimos cinco dias, os títulos da fabricante de chips subiram mais de 30% e desde o início do ano avançaram 75%. Ainda que a AMD não tenha a tração da Nvidia no fabrico de chips com IA, está no caminho como mostra o gráfico que analisa a evolução das ações da AMD, Nvidia e Intel nos últimos seis meses.

O acordo prevê que a AMD forneça chips com capacidades de IA para assegurar uma capacidade de 6 GW nos centros de dados que a dona do ChatGPT está a implementar. Em troca, a OpenAI pode comprar uma participação na AMD próxima dos 10%.
Antes deste anúncio, a OpenAI já tinha ajudado a fazer disparar o preço das ações da Oracle, também graças a um acordo para fornecimento de serviços cloud e capacidade de computação à tecnológica.
A Oracle que já tinha visto as ações valorizarem 45% desde o início do ano, viu-as disparar mais 40% com o anúncio durante a apresentação de resultados, onde disse que a sua área de data centers vai crescer como nunca. Neste momento, os números mostram que as ações da Oracle valorizaram mais de 70% desde o início do ano e que a empresa já vale mais de 810 mil milhões de dólares.

Mas falar em ganhos com a IA é falar também em OpenAI. A empresa que desbloqueou o potencial da IA generativa é mesmo aquela que aparentemente mais tem conseguido gerar valor com isso. Após a última ronda de investimento recebida, a tecnológica de capitais privados terá passado a valor 500 mil milhões de dólares.
Entre empresas cotadas não existe hoje tal valorização, embora também se saiba que estas empresas estão sujeitas a um escrutínio de números que provavelmente alteraria a avaliação de qualquer empresa não cotada.
Ainda assim, a empresa mais valiosa entre as cotadas também lá chegou graças à IA. É a Nvidia, que abriu a porta do clube exclusivo das empresas que valem mais de 4 biliões de dólares. Vale neste momento 4,5 biliões. Nos últimos cinco anos as suas ações valorizaram mais de 1000% e desde o início de 2025 mais de 30%, graças à aposta certeira e prematura em chips e tecnologias de processamento com IA.

Foi também a Nvidia que recentemente deu uma “mãozinha” ao processo de recuperação da Intel, com um investimento de 5 mil milhões de dólares na empresa. Dinheiro que o sucesso da tecnológica na IA ajuda a libertar e que vai servir para a produção conjunta de sistemas de processamento, claro está com capacidades de IA. No último mês as ações da Intel valorizaram 50% (também) à boleia deste acordo.
E por falar em boleias, é também à boleia de uma visão certeira do futuro, que a Microsoft continua a recolher frutos da estratégia para a IA, que num primeiro momento passou por um forte investimento na OpenAI e na integração das tecnologias do ChatGPT nas suas ferramentas, conseguindo com isso uma vantagem competitiva que continua a dar resultados. Mantém firme a segunda posição na tabela das mais valiosas do mundo.
A Alphabet, tem vindo a posicionar-se neste mercado, assim como a Meta, mesmo que mais lentamente que outros concorrentes, e o mesmo têm feito as outras big tech. Assim, é possível concluir que, entre as 10 tecnológicas mais valiosas do mercado hoje, oito estão a fazer uma forte aposta em inteligência artificial e já a recolher benefícios dessa aposta.
Nesse top está também a Apple, a tentar “apanhar o comboio” da IA, a Amazon que tem investido em força em modelos de IA, no desenvolvimento de soluções próprias e em tecnológicas como a Anthropic, para se posicionar confortavelmente na nova era de serviços impulsionados por IA.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários