Grande parte da estratégia de integração da Sun já tinha sido explicada numa entrevista que Larry Ellison, presidente da Oracle, deu hoje ao ao The Wall Street Journal e por isso o evento marcado para esta tarde (às 17 horas de Lisboa)– e transmitido em webcast para todo o mundo – foi parco em novidades.

Como referiu Charles Philips, presidente executivo da Oracle Corporation, um dos vários executivos que já subiram ao palco do evento que ainda vai demorar mais quase quatro horas, depois de tantos meses em que pouco mais foi possível fazer do que planear, este é um momento de viragem e a empresa pode finalmente dar um passo em frente e começar a executar os projectos.

“Depois de 60 aquisições temos muita experiência em comunicar roadmaps”, brincou Charles Philips, que garantiu que nos próximos meses vai ser feito um grande esforço de divulgação, com múltiplos eventos em vários países.

As vantagens de integração das componentes de hardware e software, e o reforço da capacidade que esta nova posição assegura face à concorrência, especialmente a IBM, foram sublinhadas na conferência, onde o presidente da Oracle sublinhou a intenção de aumentar o investimento em SPARC e Solaris, mas também na base de dados open source, o MySQL, que tinha gerado as principais dúvidas relativamente à fusão.

Charles Philips dedicou ainda uma atenção especial à comunidade Java. “Não se preocupem. Vamos continuar a investir nesta área e mantemos a independência”, sublinhou.

A Oracle pretende alargar o alcance do Java Programming Model com novos paradigmas de desenvolvimento aplicacional, integrar e simplificar a plataforma Java e optimizá-la para uma grande variedade de arquitecturas e investir e revitalizar a comunidade de desevolvimento Java.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.