Ao longo do ano passado as transacções de bolsa realizadas com recurso à Internet atingiram os 6,431 mil milhões de euros, num crescimento de 15,1 por cento face ao ano passado e passando a concentrar 6 por cento do total de operações realizadas na bolsa portuguesa.



Para o crescimento registado, ao nível do volume transaccionado, contribuíram as ordens emitidas a partir de sítios da Internet, mas também de outros meios electrónicos, como o SMS, WAP, 3G ou outras plataformas de negociação online. Por esta via foram registados 26.425 milhões de euros em ordens, divulga a CMVM.



Entre Janeiro e Dezembro de 2005 o Activobank manteve a liderança na intermediação financeira das ordens de bolsa dadas via Internet, com um volume de transacções de 1,6 mil milhões de euros, num crescimento de 4 por cento face ao ano anterior, números que lhe valeram uma quota de 24,7 por cento.



Ao longo do ano a maior subida foi registada pelo Barclays Bank que aumentou em 889 por cento o montante transaccionado por esta via.



Em segundo lugar, no que se refere ao crescimento, ficou o Santander Totta que aumentou em 280 por cento o volume de transacções. O primeiro banco acabou por movimentar 62,7 milhões de euros e o segundo 132,6 milhões de euros. A maior descida foi protagonizada pelo Finibanco que diminuiu em 34 por cento o volume transaccionado no ano em 2005 para os 33,1 milhões de euros.



No que se refere apenas a Dezembro, foram transaccionados 740,7 milhões de euros, num aumento de 11,2 por cento face ao mês anterior. O número total de ordens processadas foi de 74.556, a uma média de 9,9 mil euros em cada ordem.



Neste período o Activobank captou 22 por cento do mercado com um volume de transacções de 163,1 milhões de euros.



Notícias Relacionadas:

2005-01-17 - Transacções de bolsa realizadas online aumentam 41% em 2004

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.