(Actualizada) Dando continuidade ao Programa Nacional de Compras Electrónicas, coordenado pela UMIC, realizou-se ontem um leilão virtual para a aquisição de material informático, que envolveu 23 organismos de sete ministérios e três empresas públicas.
Os equipamentos adquiridos por esta via foram 1893 PCs, 106 computadores portáteis, 28 servidores e 553 monitores, esclarece um comunicado. O valor base de licitação ultrapassou os dois milhões de euros, o que se traduziu numa poupança estimada de 27 por cento ou 470 mil euros.
A compra foi encabeçada pela Secretaria Geral do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (MOPTC), já que era a entidade com maior volume de compras entre os participantes.
A comissão de avaliação terá agora de "proceder à formalização dos fornecedores que apresentaram as melhores propostas", um processo que deverá ficar concluído até final da semana já que os equipamentos adquiridos forma previamente testados, explicou ao Tek fonte da UMIC.
A mesma fonte explicou que os fornecedores participantes nesta negociação foram seleccionados da lista em vigência nos últimos anos, uma vez que o concurso público online para a actualização do catálogo telemático - uma iniciativa que está a ser coordenada pela Direcção Geral do Património - está ainda em fase de conclusão.
O leilão coordenado pelo MOPTC foi o procedimento online para aquisição de equipamentos informáticos de maior dimensão realizado até hoje, porque foi o primeiro do género a envolver vários organismos.
Para já não estão agendados outros leilões com a mesma abrangência, mas é intenção da UMIC trabalhar com a DGP na realização de novos acordos quadro (como o que está em preparação para os equipamentos informáticos) para a definição de fornecedores nos chamados bens de primeira vaga e realização de novas iniciativas de compra agregada realizadas online.
Primeira vaga é uma definição da UMIC que engloba um conjunto de categorias de produtos cuja aquisição online está prevista numa primeira fase de implementação dos projectos de compras electrónicas. Fazem parte deste leque categorias de produtos como a electricidade, produtos de limpeza, refeições, material de escritório, etc. O objectivo da agência é que até final do ano as compras online envolvendo vários ministérios, se estendam a novas categorias de produtos de primeira vaga.
Além das entidades integradas no MOPTC, também estiveram presentes no leilão virtual organismos da Presidência do Conselho de Ministros e dos ministérios da Justiça, do Trabalho e da Solidariedade Social, do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Nota de Redacção [11-08-2005 10:46]: A notícia foi actualizada com informação fornecida pela UMIC depois de uma análise mais aprofundada dos dados que resultam do leilão.
Notícias Relacionadas:
2005-07-20 - POS Conhecimento aprova financiamento para 2ª fase dos pilotos de compras electrónicas
2005-04-13 - Projectos-piloto de compras electrónicas distinguidos por boas práticas
2005-02-25 - IEFP realiza primeiro concurso público totalmente electrónico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários