A Palm fabrica smartphones - um dos segmentos com maior potencial no mercado de telemóveis - e desenvolveu um novo sistema operativo em 2009, mas ainda assim a situação financeira da empresa não prospera, o que tem levado a várias especulações sobre uma possível aquisição. A HTC é a última e mais forte candidata ao "título" de compradora.

O rumor tem animado a imprensa especializada desde a semana passada e já fez subir, tanto nos EUA como na Europa, o valor das acções da Palm, cujos resultados vinham apresentando sucessivas quebras em bolsa.

Apesar de ainda não ser conhecida uma reacção oficial da Palm, a agência noticiosa Bloomberg cita "três fontes próximas" afirmando que a fabricante está à procura de comprador, tendo requisitado a ajuda da Goldman Sachs Group e da Qatalyst Partners no processo.

O primeiro nome da lista de candidatos avançados durante a semana passada foi o da Lenovo e os últimos rumores trouxeram a HTC à corrida. Segundo as mesmas "três fontes", ambas as empresas terão já feito ofertas. A Dell, que também tinha sido nomeada como uma das potenciais investidoras, já disse não estar interessada.

O assunto tem dado que falar na imprensa especializada, onde vários meios realçam as vantagens que o negócio traria à HTC. Embora tenha sido a primeira a fornecer telefones com sistema operativo Android e seja a responsável pelo fabrico do novo telemóvel da Google, o Nexus One, a empresa não tem um sistema operativo próprio - o que ficaria resolvido com a aquisição da Palm. Para além disso, a HTC enfrenta uma batalha legal contra a Apple relativa a patentes, onde a tecnologia da Palm também poderia ser útil, como alternativa.

A Huawei e a ZTE são outras das tecnológicas cujo nome foi mencionado. Embora os seus negócios se situem na área do hardware e sejam menos conhecidas, encontrariam no WebOS da Palm uma forma de diferenciar os seus produtos. No entanto, ambas as empresas se recusaram a comentar o assunto.

Esta não é a primeira vez que se fala em "candidatos" à compra da fabricante norte-americana que ficou famosa pelos seus PDAs, interessante será saber quanto estão dispostos a pagar pela empresa, que actualmente está classificada com um valor de mercado de 870,8 milhões de dólares (o equivalente a cerca de 641,5 milhões de euros).