A Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE) do Parlamento Europeu adotou emendas a duas propostas concebidas para impulsionar a indústria de semicondutores na União Europeia, incluindo a do Chips Act.

Em comunicado, o Parlamento Europeu detalha que, nas emendas ao Chips Act, os ministros europeus centraram-se em questões como a próxima geração de semicondutores, assim como no desenvolvimento de chips que suportam tecnologias quânticas.

Em questão está também a criação de uma rede de centros de competências concebida para colmatar a escassez de talento no sector e o apoio de projetos que tenham como objetivo melhorar a segurança da cadeia de abastecimento europeia, atrair investimento e reforçar a capacidade de produção.

De acordo com o Parlamento Europeu, será implementado um mecanismo de resposta a crises, com a Comissão Europeia a avaliar os riscos para a indústria europeia de semicondutores, que permitirá a aplicação de medidas de emergência.

Estados-membros da UE apoiam plano de 45 mil milhões de euros para acelerar produção de chips
Estados-membros da UE apoiam plano de 45 mil milhões de euros para acelerar produção de chips
Ver artigo

Os ministros europeus realçam que é necessário realizar um mapeamento de toda a cadeia de abastecimento  para evitar futuros constrangimentos. A cooperação internacional é fundamental e a implementação de uma iniciativa diplomática nesta área para ajudar a mitigar quaisquer disrupções futuras é vista como uma das medidas a tomar.

Ao todo, as emendas ao Chips Act foram adotadas pela ITRE com 67 votos a favor, um contra e quatro abstenções. Os ministros adotaram também emendas à proposta Chips Joint Undertaking, com 68 votos a favor, nenhum contra e quatro abstenções.

As negociações entre o Parlamento Europeu e o Conselho da UE no âmbito do Chips Act serão anunciadas na abertura da sessão plenária entre os dias 13 e 16 de fevereiro, altura em que se realizará a votação relativamente à proposta Chips Joint Undertaking.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.