O responsável pelo negócio da Paypal em Portugal faz um balanço muito positivo da atividade em Portugal desde que a empresa reforçou a sua presença no país e forma direta, em 2012. A maturidade da marca mas também do mercado de ecommerce ajudam ao desenvolvimento de novas iniciativas que têm garantido o crescimento do número de utilizadores e de volume de transações.




Miguel Fernandes não adianta números, mas afirma que a crise ajudou os portugueses a “despertar” para as compras online a ultrapassar alguns receios que ainda existiam de comprar produtos e serviços na Internet.




A base de clientes entre Portugal e Espanha é de 4 milhões, um número que duplicou desde 2012, e as perspetivas para 2015 são positivas. “Esperamos conseguir a adesão das poucas grande marcas que nos faltam e estamos a trabalhar em produtos mais focados na melhoria da experiência online”, explica.




Em entrevista ao TeK, Miguel Fernandes adianta ainda que a empresa está a trabalhar com entidades bancárias e que espera este ano lançar novas soluções, algumas das quais existem já noutros países e que agora chegarão a Portugal.




O sector do Turismo é uma das apostas mais fortes para este ano, com a PayPal a focar-se no desenvolvimento de soluções que permitam às unidades hoteleiras oferecer soluções de pagamento que dispensem o uso do cartão de crédito que ainda é visto como uma barreira para muitos utilizadores.




A nível dos pagamentos móveis Miguel Fernandes admite que esta é também uma das grandes tendências. A Paypal anunciou no MWC em Barcelona um novo cartão de pagamento em lojas físicas, por NFC, mas por enquanto essa soluções está ainda limitada aos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, não havendo qualquer data prevista para alargamento dos países de utilização nem para a chegada a Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico