O conceito não é novo – em Portugal a Pitbull Wallet assentava na mesma ideia -, mas o cartão Plastc pode ser o que tem melhor implementado o conceito de um cartão para substituir todos os outros. Ou quase. O cartão é físico, mas concentra em si várias tecnologias que quase fazem dele um substituto da carteira.



O Plastc tem uma memória que permite guardar informação de outros 20 cartões, sejam eles de débito, crédito, de fidelização ou de acesso ao trabalho. O acesso aos diferentes cartões é feito através de um ecrã e-ink sensível ao toque. Deslize para a esquerda ou para a direita para transformar o Plastc no cartão que necessita num determinado momento.



Mas é possivelmente na questão da segurança que este projeto se destaca dos restantes. É necessário introduzir um código PIN para desbloquear o cartão – além do respetivo código de pagamento que será pedido posteriormente. Se o utilizador se afastar muito do cartão, vai receber uma notificação no telemóvel.



Mas se o utilizador perder o cartão – algo que é assumido depois de ter ficado afastado após ter ultrapassado um determinado raio de ação e durante um período de tempo -, o Plastc assume o modo de recuperação. Apaga todos os dados que guarda na sua memória e exibe informação necessária para que o cartão seja devolvido ao dono.

A comunicação entre o cartão e o smartphone está assegurada também noutros níveis. Por exemplo, faça uma compra através de tecnologia NFC e receba de imediato o recibo no seu dispositivo móvel.



Em declarações ao The Verge um responsável da Plastc comentou a possível concorrência de serviços como o Apple Pay, que parecem ser o futuro dos pagamentos – usar diretamente os dispositivos móveis para validar transações. O diretor de operações da empresa, Ryan Marquis, explica que irá usar o Apple Pay por ser simples e intuitivo, mas defende que existem situações em que um cartão física continuará a ser necessário. E o Plastc quer assumir a tarefa de ser o único cartão – além de outros como bilhetes de identidade ou cartas de condução.



O lançamento está previsto para o verão do próximo ano por um preço que ronda os 155 dólares, cerca de 120 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.