A Comissão Europeia vai apoiar em 20 milhões de euros, ao longo dos próximos três anos, o desenvolvimento da plataforma de cooperação em Inteligência Artificial AI4EU. O projeto é liderado pela empresa francesa Thales e que conta com mais 79 parceiros, de 21 países.

A iniciativa tem início marcado para este mês, e arranca oficialmente esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, com uma reunião entre os parceiros em Barcelona.

Cerca de três milhões de euros do montante total estão reservados ao financiamento de projetos de terceiros, selecionados através de concursos, que explorem os serviços e recursos oferecidos através da plataforma, refere a Comissão em comunicado.

O objetivo do AI4EU é estabelecer-se como uma plataforma que ajude os interessados a investigarem, testarem e integrarem soluções de inteligência artificial nos seus processos, produtos e serviços.

No âmbito do projeto, será igualmente criado um Observatório de Ética, “para garantir que é dada prioridade aos valores humanos” na IA, sublinha Bruxelas, assim como a Fundação AI4EU, para garantir sua sustentabilidade.

Os resultados contribuirão também para uma nova agenda estratégica de investigação e inovação para a Europa, garante-se.