O Portal de Compras do Estado já acumula mais de 6 mil utilizadores registados. A plataforma disponibiliza cerca de 450 novos anúncios de aquisição por mês e já serviu para publicar mais de 20 mil anúncios de concursos públicos.



De acordo com números da UMIC, estão envolvidos neste portal, criado para servir numa primeira fase como montra de anúncios para todos os processos aquisitivos do Estado e posteriormente como plataforma transaccional, 1600 organismos envolvidos e pré-registados mais de 2 mil potenciais fornecedores da Administração Pública.



A plataforma conta também com um serviço de alertas de concursos públicos, disponível para email e por SMS que neste momento conta com quase 2 mil subscritores.



A utilização do Portal de Compras tem aumentado de forma gradual e foi para dar resposta a essa procura crescente que no início do segundo trimestre foi actualizada a infra-estrutura de suporte. A remodelação coincidiu com a migração da plataforma do CEGER - Centro de Gestão da Rede Informática do Governo para o Instituto de Informática do Ministério das Finanças e da Administração Pública (II-MFAP), uma operação da responsabilidade da Novabase.



As alterações na plataforma implicaram o investimento em novos equipamentos e um upgrade para Microsoft NET 2.0, mudança que pretende preparar o Compras Públicas para acomodar um conjunto de novas funcionalidades prometidas para breve.


Incluem-se neste leque a ferramenta para o download de cadernos de encargos e a ferramenta de agregação de necessidades de compra da AP e Registo Nacional de Fornecedores.



Notícias Relacionadas:

2007-04-18 - Barreiras legislativas dificultam implementação das compras públicas electrónicas