Os Estados membros da União Europeia que se juntam neste  grupo informal D9+ são os países com melhor classificação no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital (DESI) da Comissão Europeia, com a Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Irlanda, Estónia, República Checa, Polónia e Portugal. O objetivo é promover a utilização, implementação e partilha das melhores práticas de digitalização e nesse sentido os representantes dos vários países reuniram ontem, dia 27 de janeiro, em videoconferência, contando o encontro com a presença da Comissária Europeia para a Concorrência Margrethe Vestager.

Para além da agenda a formulação do roteiro e dos objetivos para a Europa em 2030, foi assinado uma declaração conjunta para a Década Digital, a “Leading the Way to Europe’s Digital Decade”.

Plano de Ação para a Transição Digital: “As metas são ambiciosas, mas acredito que há condições para cumprir”
Plano de Ação para a Transição Digital: “As metas são ambiciosas, mas acredito que há condições para cumprir”
Ver artigo

André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, que representou Portugal, defende que “a declaração assinada é da maior importância para que a Europa possa garantir uma posição de liderança digital, reconhecendo que a vantagem competitiva digital na próxima década sairá reforçada com os investimentos necessários nas áreas de IA, tecnologias de 5G e economia de dados". Lembra ainda que a transição digital assume uma relevância maior no atual contexto, afirmando que sem ela não existirá uma verdadeira recuperação europeia. "Por isso, em Portugal 31% das verbas disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência será alocado a medidas de Transição Digital”, justifica.

Portugal integrou o "clube dos países mais digitais" em outubro de 2020, depois de se ter juntado ao D9 em 2018, o grupo que é "reservado" aos países mais avançados no Governo eletrónico.

No primeiro semestre de 2021 Portugal assume a presidência do Conselho Europeu e existem várias metas definidas na área da promoção do digital na Europa, como André de Aragão de Azevedo adiantou ao SAPO TEK em entrevista.