A Universidade do Minho, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Associação Comercial de Lisboa, Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, Bosch Portugal e TICE Portugal são algumas entidades locais que já se associaram à iniciativa.

A Academy Cube foi apresentada com o apoio de cerca de 30 empresas líderes dos sectores das Tecnologias de Informação, indústria, instituições académicas europeias e entidades públicas e tem por objetivo dotar 100 mil jovens com competências direcionadas para as necessidades reais dos empregadores.

Com um investimento inicial de três milhões de euros, o foco desta iniciativa está na formação e na inserção no mercado de trabalho dos jovens dos países do Sul da Europa, onde o desemprego jovem chega a ultrapassar os 50% em algumas regiões.

Depois de uma fase-piloto bem-sucedida com 32 alunos, a plataforma entra agora em funcionamento pleno a partir de Portugal e Espanha. Na Grécia, já começou um programa piloto com 10 participantes iniciais, e antes do final do ano estão previstas experiências idênticas na Irlanda, Itália e França.

Big data, gestão de dados e business analytics, software de gestão empresarial (ERP), logística e otimização da produção são algumas das "matérias" em destaque na formação online sobre a digitalização crescente dos processos de produção, dada a partir da Academy Cube, e para a qual se esperam recrutar mais de 250 alunos até ao final do ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico