Os CTT estimam que o número de empresas a vender online durante a pandemia terá aumentado cerca de 90% e que o volume de encomendas realizadas através da internet, no mercado doméstico, aumentou 30%. 

Para a empresa isto traduziu-se num crescimento de 80% no comércio online em pouco mais de um ano, um salto impulsionado pelo mercado doméstico e que traduz números equivalentes aos dos últimos cinco anos, considerados de forma acumulada. 

A contribuir para estes valores estão o aumento do número de compradores online, 15% segundo os correios, que terá sido um dos crescimentos mais elevados na Europa, mas também o aumento da recorrência das compras. Em média, os portugueses passaram a fazer 20 compras online por ano, o que aumentou esta taxa de recorrência das compras online em 25%.  

Os dados fazem parte do Barómetro CTT E-Comerce e foram revelados pela empresa num evento online - CTT e-Commerce Moments, acompanhado pelo Dinheiro Vivo, que publica os números. 

No painel de empresas ouvido pelos CTT para reunir estes dados, dois terços dos inquiridos afirmaram que as suas vendas online cresceram mais de 50% no último ano e que em 2021 esperam manter taxas de crescimento idênticas (entre 40 e 60%). 

Os CTT, por seu lado, garantiram que durante a pandemia reforçaram a liderança na entrega de encomendas online, fazendo chegar ao destino mais de 50% das encomendas originadas online. 

Os Correios partilharam ainda alguns detalhes sobre a estratégia para o comércio online, dando destaque ao serviço de cacifos automáticos para compras online, que já começou a instalar - tem 100 e quer “multiplicar várias vezes este número no próximo ano”, escreve o Dinheiro Vivo. Estes cacifos permitem a quem faz compras online escolher recebê-las numa morada diferente da sua. A empresa destacou ainda o lançamento de um pacote de plugins de expedição que integra diretamente com lojas online como a Shopify ou a Magneto.   

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.