Portugal participou no projeto Upgrid, enquadrado no programa europeu H2020, envolvendo parceiros com diferentes conhecimentos e competências no domínio da energia: fabricantes de equipamentos, centros de investigação e operadores de distribuição. O objetivo era encontrar soluções de integração e distribuição de energia de baixa voltagem e média tensão totalmente controláveis.
O projeto contou com quatro demonstradores práticos em diferentes pontos da Europa, sendo um deles instalado em Lisboa, no Parque das Nações entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. A EDP, a NOS, o INESC TEC e a Withus foram os parceiros portugueses a contribuir nas suas áreas de especialização.
O sistema alimentou mais de 13 mil casas através de 150 postos de transformação, 10 pontos de carregamento de veículos elétricos e 700 postes públicos de iluminação numa área anteriormente sem rede inteligente (smartgrid). Foi desenvolvido e instalado o primeiro contador com integração de dados inteligentes. O contador baseia-se em tecnologia 4.5G – IoT, antecipando-se à entrada da geração 5G.
O demonstrador originou uma amostra do perfil de consumo de mais de 5.000 consumidores, e testou algumas novas tecnologias integradas na smartgrid. Entre elas o WebPortal, uma plataforma que disponibiliza os dados de consumo aos clientes e equipamentos de gestão de gastos instalados nas casas dos consumidores.
Para entender mais sobre o projeto de rede elétrica inteligente Upgrid convidamo-lo a assistir o vídeo em baixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Meomni: Definitive ChatGPT Sidebar reúne calendário e favoritos com ajuda de IA -
App do dia
Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Há uma aplicação com respostas -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários