Portugal faz parte da lista de 13 países desenvolvidos e que são reconhecidos como os principais destinos para a prestação de serviços em regime de outsourcing na área das TIC. É a terceira vez consecutiva que Portugal figura entre as nações reconhecidas pela empresa de análise Gartner como uma potência na prestação de serviços a terceiros.

Na edição deste ano do estudo Gartner's 30 Leading Location for Offshore Services, Portugal é apontado pelos analistas como uma "alternativa sólida" no setor do outsourcing. A capacidade que as empresas portuguesas têm na exportação de serviços e os investimentos estrangeiros que conseguem atrair, conferem uma imagem de um mercado maduro e ainda com potencial de crescimento.

A mão de obra qualificada e considerada "acima da média" é outra característica que contribui para a boa imagem de Portugal como destino de investimento exterior. Insfraestruturas de alta qualidade e uma legislação adequada relativamente à proteção da propriedade intelectual são fatores que também contribuem para a boa imagem do país.

Para o secretário-geral da Associação Portugal Outsourcing (APO), Guilherme Ramos Pereira, a distinção é o reconhecimento do bom trabalhado que tem sido desenvolvido no país, mas eleva as responsabilidades para o futuro. "Isto reforça a necessidade de realização de um trabalho contínuo na comunicação internacional de Portugal enquanto um destino competitivo, pois as percepções dos decisores são fundamentais, e no passado o nosso país era praticamente desconhecido como uma boa alternativa", comentou em comunicado.

A nível europeu e além de Portugal foram ainda distinguidas a Escócia, Espanha, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel e Gales. Mas todos estes países, incluindo Portugal, continuam a perder para os mercados emergentes sobretudo na área do preço dos serviços que prestam.

A APO refere ainda que a Agenda Portugal Digital tem um papel fundamental na manutenção e desenvolvimento de Portugal como um dos principais destinos de outsourcing, plano estratégico que conta com o apoio do governo português.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico